Cinemateca Brasileira será reaberta com parceria de organização social

Sediada em São Paulo, ela abriga o maior acervo do audiovisual da AL

Publicado em 03/12/2020 - 10:59 Por Dimas Soldi, da TV Brasil - São Paulo

Muitos tesouros estão guardados na Cinemateca Brasileira. Um deles é o Pagador de promessas, do cineasta paulista Anselmo Duarte: o único filme brasileiro que ganhou a Palma de Ouro no maior festival de cinema europeu, o de Cannes.

O conjunto de prédios de tijolinhos, na zona sul de São Paulo, guarda a maior riqueza audiovisual do Brasil, como relembra o secretário nacional de Audiovisual, Bruno Cortes.

Sonora: “Ela existe desde 1940. Em 84, passou para as mãos da União. De lá tem sido cuidada pelo governo federal e de parcerias com organizações sociais, ao longo do tempo.”

A cinemateca brasileira tem o maior acervo da América do Sul. São cerca de 250 mil rolos de filmes. E mais de 1 milhão de documentos relacionados ao cinema, com fotos, cartazes e roteiros.

Gigante, ela está entre as cinco maiores do mundo.

Além de preservar filmes desde que o cinema foi inventado, a Cinemateca tem o papel de restaurar obras e divulgar o audiovisual. E, segundo bruno cortes, deve ser reabertas ao público em breve.

Sonora: “Nós estamos nesse momento, nas últimas semanas, em trabalho interno, entre ministérios, e seja possível a entrada de uma organização social, deve acontecer nas próximas semanas. E, através dela, será possível recontratar os funcionários mais de 40 funcionários especializados, para poderem realmente fazer o trabalho de preservação do acervo.”

O secretário nacional de Audiovisual destaca ainda outro objetivo da cinemateca: a formação profissional.

Sonora: “A cinemateca brasileira, a gente vai trabalhar para se tornar um centro de formação profissional em audiovisual, como uma "faculdade", entre aspas, que funcionaria como se fosse, na prática, uma faculdade de audiovisual, mais do que cinema, formação de profissionais de audiovisual. Todas as profissões que compõem a cadeia de audiovisual: cinegrafista, produtor, diretor, iluminador, ator, tudo aquilo que diz respeito a você se formar em cinema, audiovisual, aqui vai ser a escola pra isso acontecer.”

Ainda sem data definida, a reabertura da cinemateca para o público deve acontecer nas próximas semanas.

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Campus Party Brasília deve reunir cem mil pessoas até domingo

O evento é o maior festival do mundo de tecnologia, experiência geek, games, ciência, inovação e empreendedorismo

Baixar arquivo
Geral

Feriado no nordeste será com alerta de perigo por causa das chuvas

Mais de 270 municípios da faixa que vai do Rio Grande do Norte a Alagoas podem ter chuvas de até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo