Livro revela luta de Grande Otelo contra o racismo no cinema

Publicado em 09/02/2021 - 17:02 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Ele nasceu Sebastião Bernardo Silva. Mais tarde, trocou o nome de batismo para Sebastião Bernardes de Souza Prata, mas ficou conhecido nacional e internacionalmente como Grande Otelo.

A trajetória de mais de 70 anos de um dos maiores atores e comediantes da história do cinema e da TV no Brasil, e os debates sobre discriminação racial ao longo de sua carreira, são contados no livro "Grande Otelo: um intérprete do cinema e do racismo no Brasil".

O ator, que atravessou diversas fases da produção cinematográfica nacional - da chanchada ao cinema novo - viveu personagens marcantes como Macunaíma.  Autor do livro e professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás, Luis Felipe Kojima Hirano, ressalta que Grande Otelo não falava de racismo nem tampouco de raça, mas reclamava da exploração cômica da sua cor e das desigualdades nos papéis e salários que recebia.

Em sua narrativa, o autor ressalta o pioneirismo de Grande Otelo como um dos principais atores da sétima arte no Brasil, contribuindo, com seu talento para transformações na visão do negro traduzida pelo cinema brasileiro.

 

Últimas notícias
Geral

Cinco barragens têm risco de rompimento no Rio Grande do Sul

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do estado, uma delas é a Usina Hidrelétrica 14 de Julho, que fica em Cotiporã e Bento Gonçalves. 

Baixar arquivo
Geral

Ceasa do Rio Grande do Sul retoma as atividades

A Central de Abastecimento tinha sido afetada pela enchente e agora retomou suas atividades no Centro de Distribuição das Farmácias São João, em Gravataí, onde vai operar temporariamente.

Baixar arquivo
Geral

Saque Calamidade: afetados por chuvas no RS poderão sacar FGTS

O Saque Calamidade vai ficar disponível nos municípios que tiveram a situação de emergência ou o estado de calamidade pública reconhecido pelo do governo federal.

Baixar arquivo
Geral

Disque 100 abre novo canal para localizar crianças desaparecidas no RS

Após discar 100, você pode escolher a opção “zero”, sobre desaparecidos em razão das chuvas e enchentes.

Baixar arquivo
Geral

Governo leva purificadores de água de alta tecnologia para RS

Foram levados 220 purificadores de água para o Rio Grande do Sul. Cada aparelho tem a capacidade de purificar 5 mil litros de água por dia. 

Baixar arquivo
Saúde

AstraZeneca suspende produção de vacina contra covid-19

De acordo com a empresa, a medida foi tomada por razões comerciais. O imunizante foi um dos primeiros aplicados no mundo e teve grande importância para o controle da pandemia no Brasil. 

Baixar arquivo