Livro revela luta de Grande Otelo contra o racismo no cinema

Publicado em 09/02/2021 - 17:02 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Ele nasceu Sebastião Bernardo Silva. Mais tarde, trocou o nome de batismo para Sebastião Bernardes de Souza Prata, mas ficou conhecido nacional e internacionalmente como Grande Otelo.

A trajetória de mais de 70 anos de um dos maiores atores e comediantes da história do cinema e da TV no Brasil, e os debates sobre discriminação racial ao longo de sua carreira, são contados no livro "Grande Otelo: um intérprete do cinema e do racismo no Brasil".

O ator, que atravessou diversas fases da produção cinematográfica nacional - da chanchada ao cinema novo - viveu personagens marcantes como Macunaíma.  Autor do livro e professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás, Luis Felipe Kojima Hirano, ressalta que Grande Otelo não falava de racismo nem tampouco de raça, mas reclamava da exploração cômica da sua cor e das desigualdades nos papéis e salários que recebia.

Em sua narrativa, o autor ressalta o pioneirismo de Grande Otelo como um dos principais atores da sétima arte no Brasil, contribuindo, com seu talento para transformações na visão do negro traduzida pelo cinema brasileiro.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Vacinados ainda podem ser infectados pelo coronavírus

De acordo com especialistas, a imunização evita casos graves da doença, mas não impede que a pessoa seja reinfectada - e transmita o vírus. Para evitar o contágio, vacinação deve ser combinada com distanciamento social e uso de máscara.

Baixar arquivo
Política

Senado: Cronograma para CPI da Covid será apresentado na segunda

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que na próxima segunda-feira, vai apresentar o cronograma e os procedimentos para a instalação da CPI da Covid-19.

Na primeira reunião serão escolhidos por meio de votação o presidente e o vice-presidente da Comissão.

Baixar arquivo
Política

Joaquim Silva e Luna é aprovado para a presidência da Petrobras

O general foi aprovado em reunião do Conselho de Administração da estatal realizada nesta sexta-feira (16). Também foram nomeados os sete integrantes da Diretoria Executiva da estatal. Três deles foram reconduzidos ao cargo.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa chega neste sábado a Moscou para vistoriar fábrica da Sputnik V

Conclusões vão subsidiar decisão sobre uso da vacina no Brasil. Anvisa faz busca ativa das informações, já que 40% dos documentos que devem ser entregues pelos fabricantes estão incompletos ou não chegaram a ser apresentados.

Baixar arquivo
Saúde

SP: Crianças e gestantes foram vacinadas contra covid por engano

 Ao todo, 51 pessoas foram vacinadas contra a covid-19 por engano no estado de São Paulo. Eram pessoas que deveriam tomar a vacina contra a gripe e acabaram recebendo doses da Coronavac.

Baixar arquivo
Geral

SP libera comércio e cultos religiosos em nova fase de transição

Medidas restritivas anunciadas ficam entre a atual fase vermelha do Plano São Paulo e a laranja, que adota restrições ainda mais brandas. As regras valem a partir de domingo (18).

Baixar arquivo