Uma nova versão da campanha “Se liga no Corona!” está sendo lançada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O público-alvo são as comunidades e áreas vulneráveis do Rio. Além de abordar os protocolos do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, a iniciativa traz respostas para questões como possíveis reações naturais à vacina, e se quem já teve a doença precisa se imunizar. A Fiocruz destaca ainda orientações para gestantes e pessoas com alergias graves.
O objetivo é reforçar através de mensagens de áudio, ações de enfrentamento à pandemia da covid-19, seus efeitos e impactos nas favelas, assim como reforçar a necessidade das medidas de prevenção nesses espaços.
A nova leva de material sonoro pertence à segunda fase da iniciativa, que tem o mote “Ainda não acabou!” e encoraja a continuidade das medidas de prevenção como uso de máscaras, lavagem constante de mãos com água e sabão, uso de álcool em gel e manutenção do distanciamento social como forma de frear o avanço da pandemia.
A campanha ‘Se liga no Corona!' também tem o objetivo de combater a propagação de fake news entre moradores e ativistas das áreas periféricas.
Os áudios estão disponíveis no Portal Fiocruz no link: portal.fiocruz.br/se-liga-no-corona/audios. Eles podem ser baixados gratuitamente e reproduzidos livremente.