Casarões de São Luís correm risco de desabar por causa das chuvas

Publicado em segunda-feira, 22 Fevereiro, 2021 - 19:28 Por Luísa Câmara - Brasília

No Centro Histórico de São Luís, 51 casarões estão correndo risco de desabamento por causa das chuvas intensas que atingem o Maranhão. O chefe do Departamento Técnico da Defesa Civil do estado, Capitão Carlos Veiga, informou que desde o início de fevereiro os técnicos vêm monitorando as edificações e identificando novos riscos.

O estado segue em alerta laranja, que indica risco de alagamentos e deslizamentos na região, com chuvas que variam de 50 a 100 milímetros por dia.

Para tentar evitar perdas e possíveis acidentes envolvendo os imóveis do Centro Histórico, o governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) tem lançado alguns projetos para revitalizar a cidade, entre eles o programa Adote um Casarão. A ideia é que empresas privadas façam reformas e ocupem os imóveis por até 15 anos. Assim, elas podem instalar projetos e gerar renda própria.

Já o programa Nosso Centro possibilita que imóveis públicos desocupados se tornem moradias em São Luís.

O objetivo do governo do estado é fomentar o empreendedorismo local e recuperar os espaços, danificados pelo tempo e pelos fenômenos naturais.

 

*estagiária com supervisão de Jéssica Gonçalves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Prouni: termina terça (2) prazo de inscrição na lista de espera

Candidato precisa manifestar interesse na lista de espera de bolsas de estudo, usando o número e a senha do Enem mais recente. O resultado sai no próximo dia 5.

 

Baixar arquivo
Esportes

Seis equipes deram início à Copa do Nordeste 2021

Seis equipes nacionais deram início, em sua fase de grupos, à Copa do Nordeste 2021. Vitória, Bahia, e Altos largaram na frente ao derrotarem seus adversários. Botafogo da Paraíba, Quatro de Julho, CSA, Treze, Sport e Sampaio Correa empatam.

Baixar arquivo
Saúde

Rio avança na vacinação de grupos prioritarios

Nesta etapa serão vacinados os idosos de 79 anos. A prefeitura informou ainda que vai anunciar a continuidade do calendário, assim que houver a confirmação da distribuição de mais vacinas pelo Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Março Amarelo chama a atenção para os cuidados com a endometriose

Quase sete milhões de brasileiras têm diagnóstico de endometriose. A doença é crônica, mas tem tratamento. 

O mês de março é dedicado a alertar para os cuidados com a doença que pode causar fortes dores e até a infertilidade. 

Baixar arquivo
Política

Compra de vacinas contra covid-19 deve ser analisada no Congresso

Além dessas propostas,  expectativa também da Câmara para a escolha do presidente da Comissão de Constituição e Justiça, e ainda os andamentos dos processos no Conselho de ética.

Baixar arquivo
Economia

Prazo para prestar conta com o Leão começa nesta segunda-feira

Começa a correr nesta segunda-feira (01) o prazo para a apresentação das contas ao Leão. O contribuinte pode entregar a Declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril e precisa ficar atento a algumas mudanças.

Baixar arquivo