Ecad lista marchinhas carnavalescas mais tocadas dos últimos 10 anos

Líder do ranking é "Mamãe eu quero", sucesso dos anos 30

Publicado em terça-feira, 16 Fevereiro, 2021 - 13:08 Por Ana Lúcia Caldas - Brasília

E você sabe as músicas que mais tocaram entre 2010 e 2020 durante o carnaval? O Ecad, que é o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição. responde: as marchinhas carnavalescas.

A canção que liderou o ranking das músicas mais tocadas neste período foi "Mamãe eu quero", marchinha de autoria de Jararaca e Vicente Paiva e sucesso na voz de Carmen Miranda nos anos 30.

Aliás, as tradicionais marchinhas dominaram o levantamento do Ecad, que é responsável por arrecadar os direitos autorais de cada música tocada. Entre as cinco primeiras, ficaram “Cabeleira do Zezé”, “Me dá um dinheiro aí”, “A jardineira” e “Marcha do remador”.

Com a pandemia, o carnaval mudou de cara, né? Mas, o ranking prova que o som que embala a alegria dos foliões esse continua eterno.

O Ecad quis saber quais as músicas mais ouvidas na última década, durante o reinado de Momo, levando em consideração o que foi tocado no Brasil em bailes, casas de diversão, eventos de rua, shows e trios elétricos.

Pra se ter uma ideia, as marchinhas fazem tanto sucesso que só na colocação de número 20 que vamos encontrar uma música que não faz parte desse gênero. E sabe qual é? “Peguei um Ita no norte”, samba-enredo composto por Demá Chagas, Arizão, Bala, Guaracy e Celso Trindade para a escola de samba Salgueiro, do Rio de Janeiro, e também conhecida como “Explode Coração” pelo refrão marcante.

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Prazo para prestar conta com o Leão começa nesta segunda-feira

Começa a correr nesta segunda-feira (01) o prazo para a apresentação das contas ao Leão. O contribuinte pode entregar a Declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril e precisa ficar atento a algumas mudanças.

Baixar arquivo
Saúde

Dia Mundial da Doença Raras marca importância do diagnóstico

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Doença Rara nós temos uma missão, identificar a complexidade dessa luta junto à entidades, órgãos governamentais e pacientes.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas fortes causaram estragos em várias regiões do país em fevereiro

Fevereiro se despede com chuvas fortes que causaram estragos em várias regiões do Brasil. O mapa meteorológico do país durante o mês ficou todo marcado com as cores amarela, laranja e vermelha, em alerta de perigo por causa da quantidade de chuvas.

Baixar arquivo
Saúde

Novo decreto do governador do DF visa para diminuir aglomerações

O Distrito Federal entrou em lockdown neste domingo (28), valendo até o dia 15 de março. O novo decreto do governador Ibaneis Rocha, publicado nesse sábado, é para diminuir as aglomerações, já que faltam leitos hospitalares para covid-19.

Baixar arquivo
Economia

Postos de combustíveis vão receber dispositivo de certificação digital

Quem tem carro, moto ou caminhão sabe que as despesas com o combustível estão pesando cada vez mais no bolso.

Baixar arquivo
Geral

Pará entra no período de alta safra da pupunha e produção do palmito

Em época de alta safra da pupunha no Pará, especialista chama a atenção para mais investimentos neste mercado. 

Os detalhes com João Paulo Seabra Rádio Cultura FM de Belém. 

Baixar arquivo