Vai ter Carnaval em 2021, mas pela internet

Blocos tradicionais do país adotam novas formas de comemorar a data

Publicado em 03/02/2021 - 23:07 Por Gésio Passos - Brasília

Como a pandemia não dá trégua, a maior festa popular do país, o Carnaval, este ano não vai arrastar milhões de brasileiros pelas ruas. Com a necessidade de reforçar o isolamento e evitar aglomerações, a maioria das cidades do país cancelou os festejos com medo do aumento dos casos da Covid.

Para 2021, um das principais troças de Olinda, em Pernambuco, o Cariri preparava uma grande festa para comemorar o seu 100 anos de fundação. O bloco, que abre os festejos na madrugada de domingo, sai todos os anos com a chave prateada pelas ladeiras da cidade histórica.

Hilton Santana, diretor de comunicação do Cariri, fala que mesmo com a tristeza do momento, a troça vai preparar 3 dias de festa online trazendo o frevo para dentro da casa das pessoas.

No sábado (13), um show com quatro grandes orquestras de frevo esquentam os foliões. No domingo (14), às 4 horas da manhã, o Cariri vai estar, ao vivo, acordando os foliões para o carnaval. Na segunda, um show com maestro Spock festeja os 100 anos da troça.

Em Brasília, um outro bloco que é tradicional, mas um pouco mais novo, também vai comemorar seu décimo carnaval de forma virtual. O bloco de Djs “Aparelhinho” vai encarar 8 horas de festa pela internet.

O Aparelhinho terá surpresas, como convidados especiais para animar a segunda-feira de carnaval. Para DJ Ops, um dos fundadores do Aparelhinho, a festa online é uma forma de marcar a resistência do bloco.

As festividades do Cariri Olindense e do Aparelhinho de Brasília serão gratuitas pela internet. O Cariri pelas redes sociais da troça, e o Aparelhinho pela Rádio Cafuné no aplicativo Zoom.

Os dois blocos também estão arrecadando fundos para financiar os artistas e equipe técnica que fazem o carnaval. O Cariri está vendendo camisetas da troça e o Aparelhinho uma rifa, ambos também pela internet.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Programa Caixa Mais Brasil chega à 100ª edição neste sábado

Durante este fim de semana, a Caixa Econômica Federal promove mais uma edição do programa Caixa Mais Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: projeto no DF oferece apoio psicológico a enlutados

Lidar com a morte é um processo doloroso. E desde o início da pandemia do coronavírus, por causa das medidas de segurança e distanciamento social, nem sempre quem perde um ente querido encontra uma rede de apoio para enfrentar esse momento.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pandemia coloca 9 milhões de crianças em risco de trabalho infantil

Os dados estão no relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicado para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado, 12 de junho

Baixar arquivo
Saúde

Estado do Rio de Janeiro permanece com risco moderado para covid-19

O Mapa de Risco Covid-19 manteve a classificação geral na bandeira laranja, mas segundo o estudo, houve melhora no cenário epidemiológico em seis regiões.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz recebe insumo para a produção de 6 milhões de doses da vacina

A Fiocruz recebe neste sábado (12) mais um lote de IFA para a produção da vacina contra a covid-19. O insumo deverá desembarcar no final da tarde no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

SUS vai oferecer exame rápido para detecção de meningite criptocócica

O teste que detecta fungos que atacam o sistema nervoso foi incorporado ao SUS e publicado nesta sexta-feira (11).

Baixar arquivo