logo Radioagência Nacional
Cultura

Dia Nacional do Reggae: data marca morte de Bob Marley

Artista morreu há exatos 40 anos
Baixar
Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional
11/05/2021 - 14:15
Brasília

Há exatos 40 anos morria uma das maiores lendas da música popular do mundo. Robert Nesta Marley, ou Bob Marley, conquistou o público de todo o planeta com a música jamaicana, o reggae, nascido de estilos que misturavam um pouco de música caribenha com o jazz norte-americano, como o SKA. 

No Brasil, 11 de maio, que marca a morte de Bob Marley, foi instituído o Dia Nacional do Reggae por força de lei, sancionada em 2012, com objetivo de homenagear esse ritmo incorporado à cultura popular brasileira por tantos artistas, desde Gilberto Gil, passando por Chico César e Edson Gomes.

O ritmo dançante e as letras com crítica social e pedidos de paz são umas das marcas do reggae tanto jamaicano, quanto o brasileiro. Há 35 anos na estrada, a banda Tribo de Jah é um dos grupos de reggae mais importantes do país. O vocalista Fauzy Beydoun conta como é enfrentar o mercado musical brasileiro tocando o reggae maranhense.

Com 19 anos de história, a banda Mato Seco também já se consolidou junto ao público regueiro. O grupo lança uma nova canção neste dia 11 de maio, junto com o Dia do Reggae. O vocalista Rodrigo Picollo diz que a banda continua produzindo mesmo na pandemia, momento que ele diz ser o mais difícil desde o início da carreira.

Segundo o radialista e músico Jai Mahal, a música brasileira teve seu primeiro contato com o reggae ainda na década de 1970, com artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque, Rita Lee e Gilberto Gil. Gil, inclusive, tem discos lançados só de reggae. Após a morte de Bob Marley, o músico baiano viajou para a Jamaica e gravou com The Waillers, banda que acompanhava Bob.

x