logo Radioagência Nacional
Cultura

Pesquisa da Liesa vai ouvir profissionais que atuam no carnaval

Intenção é coletar informação para aperfeiçoar espetáculo
Baixar
Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional
11/05/2021 - 13:47
Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) lançou, pela primeira vez em mais de 37 anos de história, uma pesquisa para ouvir os profissionais que atuam no setor, um dos mais impactados pela pandemia de covid-19. O público apaixonado pelo carnaval do Rio de Janeiro também poderá responder ao questionário on-line, disponível no site da Liesa.

De acordo com a Liga, a intenção do levantamento é coletar informações que permitam o aperfeiçoamento do tradicional espetáculo no Sambódromo carioca.

Dividida em dois segmentos, pessoal e profissional, a pesquisa leva apenas alguns minutos para ser respondida. As perguntas envolvem questões sobre a transmissão dos desfiles, tempo de duração, o simbolismo da festa, as marcas mais lembradas, a organização, segurança e limpeza da Avenida.

Este ano, os desfiles na Marquês de Sapucaí e blocos de rua foram cancelados por causa da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus. As medidas necessárias para conter a covid-19 repercutiram, especialmente, entre os trabalhadores que mantêm viva a indústria do carnaval. 

Para 2022, a expectativa é outra: o presidente da Liga, Jorge Perlingeiro, está confiante na realização do desfile das escolas do Grupo Especial no final de fevereiro. Para isso, aguarda a assinatura de um contrato com a prefeitura, o que deve ocorrer ainda este mês.

Enquanto isso não se concretiza, as agremiações que integram a elite do carnaval carioca seguem em compasso de espera para retorno do espetáculo, que atrai atenções mundo afora e injeta uma quantidade importante de recursos na economia da cidade.

x