Pesquisa da Liesa vai ouvir profissionais que atuam no carnaval

Intenção é coletar informação para aperfeiçoar espetáculo

Publicado em 11/05/2021 - 13:47 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) lançou, pela primeira vez em mais de 37 anos de história, uma pesquisa para ouvir os profissionais que atuam no setor, um dos mais impactados pela pandemia de covid-19. O público apaixonado pelo carnaval do Rio de Janeiro também poderá responder ao questionário on-line, disponível no site da Liesa.

De acordo com a Liga, a intenção do levantamento é coletar informações que permitam o aperfeiçoamento do tradicional espetáculo no Sambódromo carioca.

Dividida em dois segmentos, pessoal e profissional, a pesquisa leva apenas alguns minutos para ser respondida. As perguntas envolvem questões sobre a transmissão dos desfiles, tempo de duração, o simbolismo da festa, as marcas mais lembradas, a organização, segurança e limpeza da Avenida.

Este ano, os desfiles na Marquês de Sapucaí e blocos de rua foram cancelados por causa da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus. As medidas necessárias para conter a covid-19 repercutiram, especialmente, entre os trabalhadores que mantêm viva a indústria do carnaval. 

Para 2022, a expectativa é outra: o presidente da Liga, Jorge Perlingeiro, está confiante na realização do desfile das escolas do Grupo Especial no final de fevereiro. Para isso, aguarda a assinatura de um contrato com a prefeitura, o que deve ocorrer ainda este mês.

Enquanto isso não se concretiza, as agremiações que integram a elite do carnaval carioca seguem em compasso de espera para retorno do espetáculo, que atrai atenções mundo afora e injeta uma quantidade importante de recursos na economia da cidade.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Economia

Empregador que não paga 13º salário a trabalhador pode ser punido

O 13º salário é um direito do trabalhador garantido por lei na Constituição Federal. A primeira parcela deve ser paga até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro.

Baixar arquivo
Geral

Mila Moreira, atriz e modelo, morre aos 72 anos, no Rio de Janeiro

A causa da morte de Mila Moreira não foi divulgada. Ao longo da carreira, ela participou de mais de 30 novelas e minisséries na TV. No cinema, trabalhou em seis produções.

Baixar arquivo
Geral

Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas no Pará

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no estado

Baixar arquivo
Economia

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo