A partir desta sexta-feira, a nossa Nacional AM pode ser sintonizada na faixa FM, em quatro capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. Para isso, basta sintonizar o número 87.1.
Para Brasília, que já possui a transmissão da Rádio Nacional na frequência 96.1 FM, a faixa estendida 87.1 será usada pela Rádio MEC do Rio de Janeiro, que também é uma emissora da EBC – a Empresa Brasil de Comunicação.
Ou seja, para os ouvintes de Brasília, já acostumados com a programação da Rádio Nacional AM, não muda nada. Mas, a cidade ganhou uma emissora a mais, com a transmissão da Rádio MEC na faixa estendida.
Durante a cerimônia de ligação do sinal FM para a Rádio Nacional, na sede da EBC, o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, falou sobre a importância histórica desta mudança: "É um dia histórico para a Radiofusão Brasileira".
O presidente da EBC, Glen Valente, ressaltou que houve muito trabalho para conseguir esse avanço de expansão do conteúdo das rádios públicas. E o gerente da Rádio Nacional, Luciano Seixas, explica que essa mudança foi possível a partir da extensão da faixa destinada para o sinal FM, concedida pelo Ministério das Comunicações.
A transmissão do sinal da Rádio Nacional AM e da Rádio MEC AM, em FM, está em fase de testes, que vai durar 60 dias.