Doação de 500 peças sagradas para Museu da República é oficializada

Objetos religiosos foram apreendidos entre 1889 e 1945

Publicado em 19/06/2021 - 07:59 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A doação das mais de 500 peças sagradas de religiões de matriz africana do Museu da Polícia do Estado do Rio de Janeiro para o Museu da República, na capital fluminense, finalmente será oficializada.

A assinatura do termo de cessão definitiva acontece neste sábado, na sede do Ilê Omolu Oxum, uma das Casas de Axé mais tradicionais do Brasil e sede do Museu Memorial Iyá Davina, primeiro museu dedicado às comunidades tradicionais de terreiros do estado.

Os mais de 500 objetos religiosos foram apreendidos pela polícia fluminense entre 1889 e 1945.

As peças eram capturadas durante invasões violentas por parte do estado, principalmente nas primeiras décadas da República, entre os anos de 1920 e 1930. Ainda que a Carta Constitucional de 1891 já estabelecesse no Brasil o Estado laico e a liberdade de crença e culto.

O acervo permaneceu apreendido por quase um século no Museu da Polícia. As peças foram transferidas ano passado para sua nova casa, após longa campanha do movimento Liberte Nosso Sagrado e atuação do Ministério Público do Rio.

Uma das lideranças do movimento, Tata Roberto Braga, disse que essa é a finalização de uma luta ancestral.

Para o diretor do Museu da República, Mauro Chagas, a data marca o início de uma nova fase. Mauro Chagas ressalta ainda a relevância do acervo no combate ao racismo religioso.

Atualmente os objetos estão acondicionados na reserva técnica do Museu da República, onde estão sendo catalogados e documentados.

Muitas coleções e peças devem receber novos nomes, já que tinham ganhado denominações racistas ou com termos depreciativos.


 

Edição: Sheily Noleto/Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Projeto que autoriza privatização dos Correios é aprovado na Câmara

O parecer do relator, deputado Gil Cutrim, do Republicanos, prevê  que  após o leilão, a estatal será transformada em uma empresa de economia mista, que passará a ser chamada de Correios do Brasil. E a  Anatel passa a regulamentar os serviços postais.

Baixar arquivo
Política

Lei de combate à violência política contra a mulher é sancionada

Uso indevido pelos partidos de nomes de mulheres apenas para o preenchimento da cota de 30% e o desvio dos recursos destinados ao financiamento das campanhas femininas estão entre os principais casos de violência política contra a mulher no Brasil.

Baixar arquivo
Segurança

Operação Shark desarticula grupo que aplicava golpes em empréstimos

Uma ação conjunta das polícias civis do Distrito Federal e do Rio de Janeiro desarticulou nesta quinta-feira um grupo especializado em aplicar golpes de empréstimos de dinheiro. Além do Rio e do DF, os criminosos atuavam nos estados de São Paulo e Pernambuco.

Baixar arquivo
Saúde

41 pessoas recebem medalhas do Mérito Médico e Mérito Oswaldo Cruz

As medalhas de ouro foram entregues a 15 ministros do governo, além dos presidentes da Câmara, Arthur Lira e do Senado, Rodrigo Pacheco

Baixar arquivo
Economia

Dia dos Pais: 32% dos brasileiros devem dar presentes aponta pesquisa

Domingo é Dia dos Pais. E pesquisa da Associação Comercial de São Paulo aponta que apenas 32% dos brasileiros planejam comprar um presente para celebrar a data. A pesquisa nacional mostra ainda que 19% dos consumidores ouvidos ainda estão indecisos.

Baixar arquivo