Doação de 500 peças sagradas para Museu da República é oficializada

Objetos religiosos foram apreendidos entre 1889 e 1945

Publicado em 19/06/2021 - 07:59 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A doação das mais de 500 peças sagradas de religiões de matriz africana do Museu da Polícia do Estado do Rio de Janeiro para o Museu da República, na capital fluminense, finalmente será oficializada.

A assinatura do termo de cessão definitiva acontece neste sábado, na sede do Ilê Omolu Oxum, uma das Casas de Axé mais tradicionais do Brasil e sede do Museu Memorial Iyá Davina, primeiro museu dedicado às comunidades tradicionais de terreiros do estado.

Os mais de 500 objetos religiosos foram apreendidos pela polícia fluminense entre 1889 e 1945.

As peças eram capturadas durante invasões violentas por parte do estado, principalmente nas primeiras décadas da República, entre os anos de 1920 e 1930. Ainda que a Carta Constitucional de 1891 já estabelecesse no Brasil o Estado laico e a liberdade de crença e culto.

O acervo permaneceu apreendido por quase um século no Museu da Polícia. As peças foram transferidas ano passado para sua nova casa, após longa campanha do movimento Liberte Nosso Sagrado e atuação do Ministério Público do Rio.

Uma das lideranças do movimento, Tata Roberto Braga, disse que essa é a finalização de uma luta ancestral.

Para o diretor do Museu da República, Mauro Chagas, a data marca o início de uma nova fase. Mauro Chagas ressalta ainda a relevância do acervo no combate ao racismo religioso.

Atualmente os objetos estão acondicionados na reserva técnica do Museu da República, onde estão sendo catalogados e documentados.

Muitas coleções e peças devem receber novos nomes, já que tinham ganhado denominações racistas ou com termos depreciativos.


 

Edição: Sheily Noleto/Adrielen Alves

Últimas notícias
Economia

CNA projeta crescimento de 2,4% no PIB da agropecuária em 2022

A safra 2021/2022 deve chegar a 289 milhões de toneladas, volume 14% maior que a anterior; foram produzidas na safra 2020/2021 252 toneladas de grãos. 

Baixar arquivo
Saúde

Consórcio Nordeste pede cancelamento de festas de Ano Novo e carnaval

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu uma recomendação para que os estados não realizem as festas de Réveillon e o carnaval, uma vez que colocar milhões de pessoas nas ruas, em aglomerações, é assumir um risco.

Baixar arquivo
Internacional

Olaf Scholz é eleito novo chanceler da Alemanha

Aos 63 anos, o ex-ministro das Finanças de Angela Merkel se torna o nono chanceler da Alemanha no pós-guerra. Ele venceu a votação secreta por 395 votos do 736 deputados do plenário.

Baixar arquivo
Saúde

Incidência global de covid-19 está em alta: 4 milhões de novos casos

OMS divulgou esta quarta-feira o balanço semanal da pandemia de coronavírus, confirmando que a incidência alcançou um pico entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro.

Baixar arquivo
Saúde

OMS diz que vacinas disponíveis são eficazes contra variante Ômicron

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que não há razão para duvidar da eficácia das vacinas disponíveis contra a nova variante Ômicron, do coronavírus.

Baixar arquivo
Saúde

Rio vai receber mais 160 mil doses da vacina contra a gripe

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira a entrega doses da vacina até o final desta semana.

Baixar arquivo