Mostra no Rio faz homenagem à Nise da Silveira

Exposição fica em cartaz até 16 de agosto no CCBB

Publicado em 10/06/2021 - 16:10 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A exposição Nise da Silveira - a revolução pelo afeto, cumpre temporada até o dia 16 de agosto no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro. A mostra reúne trabalhos de arte contemporânea, além de 90 obras de ex-pacientes da médica, que ousou se opor a métodos agressivos usados pela psiquiatria nos anos 50. A mostra, inédita, tem curadoria do estúdio M’Baraká, e lembra os 22 anos de morte da médica alagoana, pioneira da luta antimanicomial e da terapia ocupacional, que revolucionou o tratamento de pessoas com doenças mentais através da metodologia do afeto.

As peças fazem parte do vasto acervo do Museu de Imagens do Inconsciente, organização fundada pela própria Nise, no Engenho de Dentro, na zona norte carioca. Isabel Seixas, uma das curadoras da exposição e sócia do estúdio, explica que mais que uma homenagem, a mostra pretende apresentar ao público o trabalho da psiquiatra, que criou ateliês de pintura e modelagem para que seus pacientes pudessem se expressar por meio da arte.

Ainda segundo a curadora, juntam-se à exposição trabalhos de artistas renomados que se relacionam com o tema da psiquiatria. Entre eles, peças assinadas por diferentes gerações das artes visuais brasileiras, como imagens de Lygia Clark, que manteve uma pesquisa sobre arte terapia; uma videoinstalação de Carlos Vergara e esculturas de Zé Carlos Garcia que refletem sobre o inconsciente. 

As visitas presenciais são diárias, exceto às terças-feiras, no horário de 9h às 18h. A entrada é gratuita, mas, por questões relacionadas às medidas de controle da pandemia de covid, é preciso antes fazer um agendamento online no site eventim.com.br. A partir de julho, a exposição poderá ser visitada também por meio de uma galeria virtual 3D.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Câmara aprova desestatização da Eletrobras

O texto-base da medida foi aprovado por 258 votos a 136. A medida já havia sido aprovada pela Câmara, mas sofreu alterações no Senado na semana passada e, por isso, precisou passar por nova votação dos deputados.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Queiroga diz que adultos serão vacinados até setembro

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, prometeu nesta segunda-feira vacinar toda população adulta contra o coronavírus com pelo menos uma dose até setembro. Nesta segunda-feira chegou a 501 mil o número de mortos pela covid -19.

Baixar arquivo
Política

Ministros do TSE esclarecem segurança da urna eletrônica a deputados

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral receberam durante a tarde um grupo de deputados federais que fazem parte da comissão especial que discute a Proposta de Emenda à Constituição do voto impresso. Eles conheceram detalhes do sistema de votação eletrônica.

Baixar arquivo
Saúde

Grávidas e puérperas já podem ser vacinadas no DF contra a covid-19

As grávidas e as mulheres que ainda estão no período de resguardo pós parto, de 45 dias -  as puérperas - já podem ser vacinadas no Distrito Federal contra a covd-19. Mas é preciso se cadastrar no sistema de agendamento da Secretaria de Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Pesquisa aponta que vacinação evitou 40 mil mortes de idosos

Pesquisa aponta que este ano vacinação já evitou mais de 40 mil mortes de idosos pela covid-19 no Brasil. Os cálculos,indicam que sem a vacinação, a tendência era que em 2021, nos seis primeiros meses, o número de mortes de idosos com mais 70 anos ultrapassaria os 90 mil.

Baixar arquivo
Geral

Em 2019, 1,8 milhão de crianças foram submetidas ao trabalho infantil

1,8 milhão de crianças e adolescentes foram submetidas ao trabalho infantil em 2019, e o trabalho infantil tem um perfil de cor e idade.

Baixar arquivo