ONU anuncia mais 175 livros infantis para Clube de Leitura ODS

Objetivo é incentivar a leitura e ampliar o conhecimento das crianças

Publicado em 13/06/2021 - 10:43 Por Luísa Câmara* - Estagiária da Rádio Nacional - Brasília

A Organização das Nações Unidas (ONU) tem um desafio a ser cumprido até 2030: são os objetivos do desenvolvimento sustentável. Essa agenda inclui 17 metas que todas as nações devem realizar para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente, o clima e garantir a paz.

E esse assunto também deve ser conhecido pelas crianças. Com o objetivo de incentivar a leitura e ampliar o conhecimento do público infantil, foram anunciadas as 175 obras escolhidas para aumentar o Clube de Leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma coleção de livros em língua portuguesa voltada para o público infantil.

Mais de mil inscrições para inclusão de títulos no clube foram feitas. Após a votação, realizada pelos leitores, a lista dos selecionados foi divulgada pelas organizações do setor editorial do Brasil e de Portugal. 

Quem quiser ler essas obras, pode conferir no site da Câmara Brasileira do Livro. Entre os títulos estão Crianças na escuridão, A reforma da natureza, A boca da Noite, ABCdelas, dentre outros, todos com o propósito de ensinar crianças de 6 a 12 anos sobre temas relevantes da sociedade.

Ainda nesse mês, as obras escolhidas também serão publicadas no site da ONU.

No total, os livros estão disponíveis também nas seis línguas oficiais da ONU: árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol. 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que servem como norte para a escolha das obras, englobam temas que vão de saúde à igualdade de gêneros e educação.

* Com supervisão de Raquel Mariano.

Edição: Raquel Mariano/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Brasil recebe mais 2,1 milhões de vacinas da Pfizer contra a covid-19

Entregas fazem parte de 13 milhões de doses até o dia 1º de agosto, provenientes do primeiro contrato assinado entre a Pfizer e o governo federal em março.

Baixar arquivo
Esportes

Brasileiros conquistam as primeiras medalhas nas Olimpíadas de Tóquio

Kelvin Hoefler fez história ao participar do primeiro pódio olímpico do skate e o estreante Daniel Cargnin garantiu medalha no judô ao vencer israelense por waza-ari.

Baixar arquivo
Geral

Ilha de Paquetá, Rio, vacina hoje adolescentes contra covid-19

A ação com cerca de 400 adolescentes é mais uma etapa do projeto PaqueTá Vacinada, da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz.

Baixar arquivo
Esportes

Olimpíada: seleção feminina de futebol empata com a Holanda

O jogo, válido pela 2ª rodada do grupo F, ocorreu na manhã deste sábado (24) no estádio Miyagi. Debinha, Marta e Ludmila marcaram para o Brasil.

Baixar arquivo
Esportes

Felipe Lima se classifica para semifinal dos 100 m peito em Tóquio

Brasileiro conseguiu o melhor resultado da natação verde e amarela no primeiro dia de disputa da Olimpíada no Centro Aquático de Tóquio. 

Baixar arquivo
Cultura

Justiça do Rio decide desinterditar a Cidade do Samba

A Cidade do Samba estava interditada desde 11 de janeiro, a pedido do Ministério Público, para que as instalações fossem reestruturadas para reduzir os riscos de incêndio.

Baixar arquivo