Elisa Lucinda comanda neste fim de semana a 1ª Festa da Palavra

Publicado em 23/07/2021 - 15:27 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Você presta atenção nas palavras, quando está conversando, assistindo a um programa de televisão ou mesmo lendo um livro? Pois é, a palavra está tão enraizada na nossa cultura que a gente pode nem reparar a importância dela.

Justamente para celebrar esse instrumento fundamental na comunicação humana, e com a missão de festejar a língua portuguesa e incentivar o hábito da leitura, acontece a 1ª Festa da Palavra. O evento é virtual; e na programação tem bate-papos, shows, teatro e oficinas. 

Entre as personalidades confirmadas estão o cantor Chico César, o ator e escritor Lázaro Ramos, a cantora Ellen Oléria, e Daniel Munduruku, escritor indígena vencedor do Prêmio Jabuti, da Academia Brasileira de Letras. Para acompanhar, basta acessar o site no canal da 1ª Festa da Palavra no You Tube.

A poetisa, escritora, cantora e atriz Elisa Lucinda, idealizadora da Festa da Palavra, falou que o evento coloca a palavra como matéria prima da cultura.

Um dos palestrantes, o escritor Tom Farias, Medalha de Honra da Câmara Catarinense do Livro, afirma que ocorre muita dificuldade para que a literatura negra encontre uma editora e para ter seus livros nas vitrines das livrarias.

A Primeira Festa das Palavras encerra neste domingo, dia 25.

Edição: Samia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo