Eduardo Paes diz que quer ver o Rio de volta ao protagonismo cultural

Publicado em 17/08/2021 - 20:19 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro anunciou um investimento de R$ 20 milhões na retomada do setor audiovisual na cidade. Segundo a Prefeitura, o valor será desembolsado em editais ainda este ano, e deverá contemplar as áreas de produção, finalização e desenvolvimento de projetos para o cinema, TV, ações locais e games. Parte dos recursos também vai financiar a realização de eventos, mostras e festivais de cinema.

Durante lançamento do Plano de Retomada do Setor Audiovisual, no Palácio da Cidade, sede administrativa do executivo municipal, o prefeito Eduardo Paes afirmou que a “era de trevas” acabou para o setor. Paes disse, ainda, que o negacionismo e a censura à cultura não têm espaço no Rio. E manifestou a vontade de ver a cidade de volta ao protagonismo da área cultural no país.

Para participar dos editais, as empresas interessadas devem estar há pelo menos dois anos funcionando com sede no Rio. Outra exigência é que 70% dos recursos recebidos por meio dos editais sejam gastos na cidade, já a partir deste ano.

Além dos investimentos diretos na produção, o Plano prevê ações para a recuperação da infraestrutura do setor cultural carioca. Na lista estão a reestruturação do Polo Cine Vídeo, maior polo cinematográfico do país, localizado na Barra da Tijuca, zona oeste carioca, e a reabertura do CineCarioca Nova Brasília, primeiro cinema instalado em comunidade.// A sala fica no Complexo de favelas do Alemão, na zona norte, e tem previsão de retornar às atividades em outubro.

Também foi anunciada uma  parceria entre a RioFilme e a Firjan, Federação das Indústrias do Estado, que vai prestar consultoria à empresa municipal para a modernização de sua estrutura e definição do planejamento estratégico.

A Riofilme ainda vai contar com um conselho consultivo, grupo de sete notáveis representantes do setor audiovisual nas esferas pública e privada, para interlocução com o mercado e condução de suas diretrizes.

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo