RJ: aldeias indígenas mantêm comunicação pelo idioma guarani em Maricá

Escolas indígenas contam com ensino bilíngue Português-Guarani

Publicado em 09/08/2021 - 13:00 Por Fabiana Sampaio* - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Em Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, duas aldeias indígenas se esforçam para preservar uma tradição milenar, a comunicação pelo idioma guarani. A prática, que reforça parte da herança cultural brasileira. é destaque nesta segunda-feira (9), Dia Internacional dos Povos Indígenas.

A Aldeia Mata Verde Bonita, construída no início de 2013, abriga cerca de 20 famílias da etnia Guarani Mbyá, e fica localizada a pouco mais de 50 quilômetros da capital fluminense, em uma área de proteção ambiental. A outra, a Aldeia Sítio do Céu, em Itaipuaçu, segue o mesmo costume. Os 50 indígenas que ali vivem também usam a língua materna, uma variedade do idioma tupi-guarani.

A prefeitura da cidade também se esforça nessa preservação. Além de oferecer um curso básico gratuito que capacita alunos para falar e se comunicar com povos da etnia guarani, as escolas indígenas do município contam com o ensino bilíngue Português-Guarani.

Indígena da Aldeia Mata Verde Bonita, Amarildo Karay Yapua Nunes de Oliveira, conta que a língua portuguesa é usada na comunicação com a população de fora, dentro é usado apenas o idioma tradicional. Ele destaca que o ensino da língua do seu povo também nas escolas estimula o aprendizado e o interesse das crianças indígenas por outros assuntos.

Amarildo Karay ressalta ainda outros elementos e rituais da cultura indígena que a Aldeia continua preservando.

Com a pandemia, os cuidados e a atenção à saúde dos indígenas foram redobrados. O olhar atento sobre a realidade e o respeito à cultura deles, no entanto, não ficaram de lado e fazem parte da rotina de trabalho da médica Carmen Vieira de Moraes. Há décadas ela trabalha com indígenas e atende a Aldeia Sapukai, em Angra dos Reis.

De acordo com a médica Carmen Vieira de Moraes, por meio dos atendimentos prestados pela área da saúde, foi diagnosticada a covid-19 em 205 dos 340 indígenas da Aldeia Sapukai. Houve o registro de um óbito apenas. 

* Com produção de Michelle Moreira e Lígia Souto.

Edição: Bianca Paiva/ Renata Batista

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Há 10 anos, Space X realizava missão comercial para a Estação Espacial

A Space X foi fundada em 2002 pelo empresário Elon Musk. Em 2010, a sonda Dragon entrou em órbita pela primeira vez. E dois anos depois, a cápsula não tripulada foi lançada pelo foguete Falcon 9 a partir da base de Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos.

Baixar arquivo
Geral

Município do Tocantins quer privatizar praia por três anos

Praia Tartaruga, em Peixe, é um destino turístico popular na região. Prefeitura lançou edital que permite à empresa vencedora explorar estacionamento e a própria praia.

Baixar arquivo
Esportes

12 equipes disputam torneio de futebol de cegos em SP

Esta será a terceira edição do evento. Até 2017, aconteciam torneios apenas para as regiões Sul e Sudeste.

Baixar arquivo
Esportes

CRB vence Sport e Ponte Preta fica no empate com a Chapecoense

E vamos começar com a Série B do Campeonato Brasileiro: o CRB venceu o Sport por 1 a 0 e a Ponte Preta empatou com Chapecoense em 0 a 0.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Nova ferramenta pode acelerar processo de adoção no Brasil

O Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento permitirá que pretendentes aptos poderão visualizar as crianças e adolescentes disponíveis no cadastro de adoção.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quarta-feira (25)

Porto Velho, em Rondônia, tem sol entre nuvens, temperatura indicando entre 20 e 32º C.

Baixar arquivo