80% da população ainda ouve rádio, diz pesquisa

É o que aponta o estudo Inside Radio 2021, da Kantar IBOPE Media.

Publicado em 25/09/2021 - 15:31 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Ao contrário do que muitos imaginam, o consumo de conteúdo via rádio aumentou no último ano, mesmo com tantas opções. É o que aponta o estudo Inside Radio 2021, da Kantar IBOPE Media, realizado em treze regiões metropolitanas do Brasil.

O levantamento mostra que 80% da população dessas regiões ouvem rádio. E que, mesmo aumentando a audiência das rádios pelo celular, as pessoas preferem é escutar no aparelho de rádio tradicional. Além disso, os dados revelam ainda que 71% escutam em casa.

Em entrevista ao Programa Tarde Nacional, da Rádio Nacional, a professora de comunicação da Universidade de Brasília Cristiane Parente explica que o contexto da pandemia, do isolamento social e o trabalho em home office, contribuiu para o aumento do consumo no ambiente residencial.

A professora diz que, mesmo com o surgimento de outras mídias, a rádio permanece sendo a mais popular. E isso, segundo ela, se fortaleceu no contexto da pandemia.

Enquanto o rádio tem um dia comemorado em todo o mundo no mês de fevereiro, no Brasil é em 25 de setembro, data em que nasceu Edgard Roquette Pinto, precursor da radiodifusão no país. Foi ele quem fez a primeira transmissão, via rádio, no dia 7 de setembro de 1922, durante comemoração dos 100 anos da independência do país.

Roquette Pinto também criou a primeira estação de rádio brasileira, a Rádio Sociedade, no Rio de Janeiro, em 1923. Treze anos mais tarde, a emissora foi cedida ao governo e virou a Rádio MEC, hoje comandada pela empresa pública EBC, Empresa Brasil de Comunicação.

Atualmente, são sete rádios públicas transmitidas pela EBC: Nacional FM, Nacional FM de Brasília, Nacional do Rio de Janeiro, Nacional da Amazônia, Nacional do Alto Solimões e as rádios MEC AM e FM.

Edição: Sâmia Mendes - GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Governo anuncia Dia D de mobilização nacional contra a dengue

As ações vão reunir governo federal, estados, municípios e sociedade. O Dia D de combate a dengue será no sábado, 2 de março. 

Baixar arquivo
Economia

Haddad quer globalização mais justa com maior taxação para bilionários

O ministro da Fazenda defendeu a promoção global do desenvolvimento sustentável e o combate contra a fome e a pobreza. 

Baixar arquivo
Economia

Rendimento domiciliar per capita no Brasil tem alta de 16,5% em 2023

O valor divulgado pelo IBGE ficou em R$ 1.893 por mês. O levantamento mostra que o Distrito Federal tem o maior rendimento domiciliar e o Maranhão, o menor do país. 

Baixar arquivo
Política

Assassino de Chico Mendes deixa diretório do Partido Liberal no Pará

Darci Alves foi destituído da presidência do diretório municipal do partido em Medicilândia após recomendação de Valdemar Costa Neto. 

Baixar arquivo
Política

Governo encaminha projeto de lei da reoneração ao Congresso Nacional

A reoneração de 17 setores da economia é uma das medidas defendidas pelo Ministério da Fazenda para recuperar a arrecadação federal.

Baixar arquivo
Internacional

Lula vai participar de cúpulas regionais na Guiana e em ilha do Caribe

No encontro, os chefes de Estados vão tratar de desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e nutricional.

Baixar arquivo