logo Radioagência Nacional
Cultura

Círio de Nazaré: em 2020, cerca de 100 mil pessoas estiveram em Belém

Desse total, dez mil eram de fora do estado
Baixar
Joana Melo - Repórter da Rede Cultura de Rádio
10/09/2021 - 12:14
Belém do Pará

Mesmo com a suspensão das procissões do Círio de Nazaré por causa da covid-19, muitos devotos e turistas visitaram a capital paraense em outubro do ano passado. Foi o que a Secretaria de Turismo do Pará e o Dieese divulgaram nessa quinta-feira (9). Cerca de 100 mil pessoas estiveram na capital para a ocasião. Desse total, dez mil eram de fora do estado.

O levantamento revelou ainda que a maioria dos visitantes tinha menos de 50 anos e veio a Belém para pagar promessas ou visitar familiares, como informa o supervisor técnico do Dieese-PA, Roberto Sena.

De acordo com os dados da Infraero, mesmo durante a pandemia, Belém foi uma das cidades brasileiras que não deixou de receber visitantes. Foram cerca de 220 mil passageiros, entre embarques e desembarques.

Para este ano, o superintendente regional da Infraero, Fábio Rodrigues, estima um cenário mais positivo em função do avanço da vacinação contra a covid-19.

Os dados estatísticos auxiliam no planejamento da organização da maior festa religiosa paraense, que é considerada um dos maiores eventos turísticos do Brasil, como ressalta o secretário de Turismo, André Dias.

Para o Círio 2021, o Dieese-PA estima cerca de 30 mil turistas, englobando a sexta, o sábado  e o domingo do segundo final de semana de outubro. A projeção de público ainda está longe dos dois milhões de visitantes que vêm à capital para o evento religioso em tempos normais. Mas com o avanço da vacinação, já se pode começar a sonhar aos poucos com a volta da festa mais aguardada pelos paraenses.

x