Povoado Mumbuca, Jalapão, realiza festa da colheita do capim-dourado

Publicado em 17/09/2021 - 19:51 Por *Igor Cardim - estágiário da Rádio Nacional - Brasília

Cerca de 300 pessoas devem participar nesse fim de semana da tradicional festa da colheita do capim-dourado, no povoado Mumbuca, na Região do Jalapão, em Tocantins. As hastes da planta são utilizadas para a confecção de artesanatos, como bolsas, bijuterias e objetos de decoração. Essa técnica é uma herança dos indígenas do povo Xerente, habitantes da região.

A programação inclui atividades esportivas, religiosas, culturais e claro, a venda de produtos feitos de capim-dourado.

Para garantir que a espécie continue embelezando os campos do Jalapão e ajudando na economia local, uma Portaria foi criada pelo Instituto Natureza do Tocantins em 2005 determinando que a colheita seja feita somente após o dia 20 de setembro, para garantir a maturação da semente.

É importante lembrar que o distanciamento social e o uso de máscara no evento são obrigatórios. Detalhes do evento no site: to.gov.br/adetuc.

*Com supervisão de Sheily Noleto

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo
Saúde

Próximos lotes da Pfizer serão efetivos contra a Ômicron, diz Queiroga

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, apontou ainda a queda em 90% no número de óbitos pela covid no Brasil, nos últimos meses, mas se disse preocupado com o ritmo ainda lento da vacinação de adultos em alguns estados.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação infantil contra a covid tem início em vários Estados

Em vários estados, a vacinação contra covid em crianças com comorbidades já começa neste fim de semana. O Pará começou a vacinar crianças de 5 a 11 anos neste sábado, pelo município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.

Baixar arquivo
Esportes

Justiça australiana julga neste domingo se Djokovic jogará competição

O número um do tênis mundial, Novak Djokovic, foi detido novamente na manhã deste sábado (15) no horário local em Melborn, na Austrália. A justiça examina a deportação do jogador por não ter se vacinado contra a covid-19.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: OMS recomenda dois remédios para uso em pacientes no hospital

A entidade passou a recomendar fortemente o uso do remédio baricitinibe para pessoas internadas em estado grave ou crítico. A OMS também recomendou o uso do sotrovimabe para pacientes em situação leve e moderada.

Baixar arquivo