Primeira rádio do Brasil, MEC AM completa 98 anos de história

Emissora da EBC foi criada em 7 de setembro de 1923 por Roquette Pinto

Publicado em 07/09/2021 - 08:00 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A MEC AM completa 98 anos neste 7 de Setembro. Quase um século dedicado à cultura, educação, entretenimento e informação. Herança de um ideal de Edgard Roquette-Pinto, considerado pai da radiodifusão no Brasil, a MEC teve seus pilares estabelecidos pela Rádio Sociedade, criada em 1923, pelo próprio Roquette Pinto ao lado de Henrique Morize.

Desde sempre, a emissora teve sua sede na cidade do Rio de Janeiro. Em 7 de setembro de 1936, a então Rádio Sociedade passou ao controle do Ministério de Educação, e passou a se chamar Rádio Ministério da Educação, popularmente Rádio Ministério e, depois, Rádio MEC.

Em toda sua história, jamais renunciou à programação com foco na cultura. E essa é, até hoje, a base do conteúdo veiculado diariamente, um diferencial em relação às emissoras comerciais, como explica o gerente Thiago Regotto. Para ele, a programação da emissora se destaca como um grande recorte da cultura brasileira e da canção popular. Além de um grande espaço para temas ligados à educação.

Primeira emissora do Brasil e mais antiga em operação ininterrupta, passaram pela Rádio Mec intelectuais e personalidades de peso, entre eles, Villa-Lobos, Mário de Andrade, Afrânio Peixoto e Bidú Saião. Com cerca de 50 mil registros e produções, a emissora possui acervos de gravações de depoimentos que vão de Getúlio Vargas a Monteiro Lobato, passando por crônicas de Cecília Meireles e Manuel Bandeira.

E, para marca essa data importante não apenas para a emissora, mas para a radiodifusão brasileira, a  MEC AM  terá  uma programação especial neste 7 de Setembro com os melhores momentos do seu acervo, entrevistas e, é claro, a participação daquele que é o principal objetivo: o público. Segundo Thiago Regotto, serão relembradas diversas entrevistas antigas e bate-papos com quem já fez história na emissora.

Muitos ouvintes têm uma relação de longa data com a rádio, como é o caso de João Brother, morador de Madureira, na zona norte do Rio e que se declara apaixonado pelos conteúdos veiculados na emissora. Segundo ele, a Rádio MEC é uma emissora acolhedora e diz que ele sempre ouvia a rádio pela noite. Ele elogia o profissionalismo dos radialistas e jornalistas que fazem parte do seu cotidiano.

Com sua programação totalmente voltada para a difusão da cultura nacional, a Rádio MEC contempla toda a diversidade da música brasileira, de gêneros como o choro, música regional, instrumental e de concerto. Tem ainda programas dedicados a literatura, cinema, dramaturgia e artes como um todo.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

A Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados, nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo