Rádio Nacional faz 85 anos e segue sendo a rádio pública do Brasil

Nascida no RJ, em 1936, emissora da EBC faz parte da história do país

Publicado em 12/09/2021 - 09:00 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Doze de setembro de 1936: ao som de Luar do Sertão, toada de Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco, que se tornou um ícone da música brasileira, nascia a Rádio Nacional. Precursora de programas que formaram a base do rádio no país, rapidamente tornou-se uma das maiores emissoras do mundo.

Patrimônio do jornal A Noite, do Rio de Janeiro, alcançou essa escalada de sucesso a partir de 1940. Foi nesse ano que, por conta de dívidas com o governo federal, o grupo que controlava a emissora teve seu patrimônio incorporado aos bens da União.

São 85 anos de história construída com maestria e muito trabalho. Revelando grandes nomes da música, da dramaturgia e da locução brasileiras, que conquistaram o coração do público. Com o slogan "a testemunha ocular da história", a Nacional também ajudou a escrever a história do radiojornalismo, levando informação a cantos remotos do país.

Tema de livros e teses de mestrado, foi por meio das ondas da “Mil130” que milhões de brasileiros recebiam notícias, como a do fim da 2ª Guerra Mundial, em 2 de setembro de 1945.

Gerente-executivo da Rádio Nacional, Luciano Seixas, destaca a importância da histórica da emissora, com sua história e sua credibilidade. Segundo ele, não se pode falar da história do rádio e da história do Brasil, sem falar da Rádio Nacional.

Música, informação, esporte, cultura, jornalismo isento, ético e plural… ingredientes que fazem da Nacional uma emissora presente na memória afetiva dos ouvintes, como Martinho Lima, morador da zona norte carioca, que cresceu ouvindo a emissora. Para ele, a Rádio Nacional faz parte de sua história.

Matriz de um modelo de programação que inspirou gerações e produções de TV, a Rádio Nacional lançou humorísticos como o famoso “Balança, mas não cai”. Mas foram as Radionovelas e programas de auditório que criaram uma legião de ouvintes fiéis e entraram para a história como a Era de Ouro do Rádio.

Agora, a Rádio Nacional, estrela da EBC – Empresa Brasil De Comunicação - começa a escrever um novo capítulo de sua história, com a transmissão da programação também em FM. Tudo isso para estar cada vez mais próxima de você, ouvinte, razão dessas mais de oito décadas da trajetória que uniu o país em torno de sua frequência. 

* Com sonorização de Eduardo Monteiro.

AO VIVO: OUÇA A PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO DA RÁDIO NACIONAL

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

USP oferece curso para ensinar idosos a identificar fake news

As inscrições estarão abertas a partir desta sexta-feira (1/10). Para se inscrever, basta acessar o site: https://uspdigital.usp.br/apolo.

Baixar arquivo
Geral

Morre cardeal dom José Freire Falcão, arcebispo emérito de Brasília

No dia 17 deste mês, o cardeal foi internado no Hospital Santa Lúcia, em Brasília, como medida preventiva, depois de testar positivo para a covid. Na madrugada da última quinta-feira (23), dom Falcão teve uma piora em seu quadro respiratório e renal, sendo necessária uma entubação respiratória.

Baixar arquivo
Política

CPI da Pandemia terá depoimentos de advogada e de empresário na semana

Os trabalhos da CPI da Pandemia vão ser retomados nesta terça-feira, com o depoimento da advogada Bruna Morato, representante dos médicos que trabalharam na Prevent Senior

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio intensifica repescagem da vacina contra a covid-19

O município do Rio de Janeiro inicia a semana com a vacinação contra a covid-19 para todas as pessoas de 12 anos ou mais que perderam a data para a imunização.

Baixar arquivo
Saúde

Taxa de doação de órgãos caiu 26% em 2020, aponta associação

Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos diz que a pandemia dificultou a doação, justamente porque houve diminuição de voos que fazem o transporte dos órgãos, falta de leitos hospitalares e o medo das pessoas de contraírem o vírus.

Baixar arquivo
Esportes

Vasco enfrenta Goiás em São Januário, com presença do público

Cerca de metade dos ingressos já foi vendida pelos donos da casa que precisam do apoio da torcida para buscar mais uma vitória na luta pelo acesso à Série A.

Baixar arquivo