Belchior 75 anos: pesquisa encontra músicas inéditas censuradas

Publicado em 26/10/2021 - 15:18 Por Thais Seixas - Repórter da Rádio Educadora - Bahia

Você ouve a voz inconfundível de Belchior no soneto vida obscura do poeta catarinense Cruz e Souza, gravado pelo cantor em 2005.  A faixa que vai ser processada em estúdio para receber um novo instrumental estará no álbum "Belchior canta Cruz e Souza", produzido pelo amigo do artista José Gomes e pelo maestro João Mourão. Esta é apenas uma das homenagens póstumas a Belchior, que morreu em 2017 e completaria 75 anos nesta terça-feira, 26 de outubro. José Gomes explica que a ideia do CD surgiu após uma turnê apresentada em dez cidades de Santa Catarina e que ainda aguarda o retorno de uma gravadora para levar o projeto adiante.

Outras sete músicas inéditas de Belchior, compostas no período da ditadura militar, foram descobertas pelo jornalista e pesquisador musical Renato Vieira no acervo digital do Arquivo Nacional. As letras das canções "Fim do Mundo", "Baião de Dois Vinte e Dois", "Alazão", "Adivinha'', "Outras Constelações", "Bip... Bip..." e "Posto em Sossego" haviam sido enviadas para a Divisão de Censura de Diversões Públicas, órgão que analisava as produções artistas, e, segundo Renato Vieira, apesar de aprovadas, nunca foram gravadas.

Um dos maiores mistérios que rondam a carreira de Belchior é o desaparecimento dele em 2007, em uma jornada anônima que só terminou com a morte do artista, 10 anos depois. Neste período, ele percorreu diversas cidades e até dependeu da ajuda de desconhecidos para sobreviver. O percurso foi refeito pelos jornalistas Chris Fuscaldo e Marcelo Botoloti, autores do livro 'Viver é melhor que sonhar - os últimos caminhos de Belchior'. Chris Fuscaldo, que também é fã do artista, lembra que queria homenagear Belchior ainda em vida, o que não foi possível, a partir das histórias contadas pelas pessoas que o conheceram.

Até hoje, o artista recebe uma série de homenagens em todos os cantos do país. Entre elas está o álbum Ana Cañas canta Belchior, da cantora e compositora paulista, que interpreta 14 faixas, incluindo "Coração Selvagem" e "Como nossos pais".  Nesta terça, o cantor e compositor, nascido na cidade de Sobral, no Ceará, completaria 75 anos.

Edição: GT Passos

Últimas notícias
Geral

Estudo revela baixa taxa de fertilidade mundial

Segundo estudo publicado na revista britânica The Lancet apenas seis países, de um total de 204, terão níveis de nascimento suficientes para reposição sustentável da população ao longo do tempo.

Baixar arquivo
Justiça

São Paulo se compromete com STF a usar câmeras corporais em operações

Defensoria Pública paulista alega aumento da letalidade nas operações de policiais em São Paulo. 

Baixar arquivo
Economia

Em março, o consumo cresceu 8% em relação a fevereiro, diz Abras

De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) esse foi o melhor resultado para o mês desde 2021.

Baixar arquivo
Geral

Ministério das Mulheres divulga Relatório Anual Socioeconômico

De acordo com o levantamento, as mulheres são maioria no Brasil, ainda assim, em algumas áreas, como postos de trabalho, cargos de liderança, no esporte e na política, elas ainda estão em minoria.

Baixar arquivo
Economia

Reforma Tributária prevê cashback e alíquota zero para alimentos

Esse é o primeiro projeto com regulamentação do texto, aprovado há quatro meses. Entre os pontos, estão alíquota zero para determinados produtos da cesta básica, cashback para serviços básicos, desconto nas alíquotas para escolas, serviços de saúde particulares e profissionais liberais e o Imposto Seletivo.

Baixar arquivo
Geral

Corpos encontrados em barco no Pará são temporariamente sepultados

Cerimônia laica foi promovida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Organização Internacional para as Migrações e a Agência da ONU para Refugiados, além das instituições que participaram do resgate. O procedimento permite que eles possam ser sepultados em outro local.

Baixar arquivo