As celebrações de Natal já começaram no sul do país. Nesta semana, dois eventos tradicionais dessa época do ano tiveram início no Rio Grande do Sul: o Natal Luz, em Gramado, e o Sonho de Natal, de Canela.
Nos próximos meses, as duas cidades da Serra Gaúcha vão contar com uma série de atrativos turísticos temáticos das festas natalinas, além de toda a decoração que transforma o ambiente urbano. As prefeituras esperam receber milhões de turistas de todo o país e de várias partes do mundo para se divertirem nos eventos.
Em Gramado, este ano o Natal Luz retorna com os espetáculos para o público, que haviam sido cancelados no ano passado por causa da pandemia. O evento conta com cinco espetáculos pagos e mais de 500 atrativos gratuitos que vão acontecer todas as noites, até o dia 30 de janeiro de 2022.
O diretor de eventos da Gramado Tur, Diego Scariote, ressalta que o Natal Luz é realizado há 36 anos e é o maior evento natalino do país.
Em Canela, o Sonho de Natal apresenta dois espetáculos noturnos e gratuitos em um dos principais pontos turísticos da cidade: a Catedral de Pedra. Os espetáculos são exibidos duas vezes por noite e duram cerca de 15 minutos cada, com projeção de som e luz, e a descida do Papai Noel da torre da catedral. O evento natalino em Canela também ocorre todas as noites, e vai até o dia 9 de janeiro.
O diretor artístico do Sonho de Natal, Elias da Rosa, ressalta que o turista vai poder conhecer dezenas de atrativos da cidade gaúcha, além do evento natalino.
As cidades de Gramado e Canela ficam a poucos quilômetros de distância uma da outra, no coração da Serra Gaúcha, e cerca de 100 quilômetros da capital Porto Alegre.