Museu Francisco Coelho, em Marabá, inaugura sala de lendas amazônicas

Espaço traz ilustrações interativas e personagens importantes

Publicado em 15/10/2021 - 17:17 Por Marcelo Alencar - Repórter da Rádio Cultura FM - Belém

O Museu Francisco Coelho, em Marabá, é o novo local de reconhecimento da cultura paraense. A Sala das Lendas conta ilustrações interativas e importantes personagens, que fazem parte das fábulas amazônicas como, por exemplo, o boto, a mulher de branco, a Matinta Pereira – uma bruxa idosa que assombra as casas das pessoas durante a noite - , além do tradicional boi bumbá.

As lendas amazônicas são relevantes para manter as histórias da região, principalmente a mais importante de Marabá, a porca de bobes.

A presidente da Fundação Casa de Cultura de Marabá, Vanda Américo, dá mais detalhes da programação.

O Museu Francisco Coelho foi inaugurado no dia 7 de agosto do ano passado, onde funcionava a antiga Câmara Municipal de Marabá. Além da Sala das Lendas, a instituição também tem uma loja de produtos confeccionados com materiais regionais.

Outra novidade do espaço é o Café do seu Chico, um modelo de conveniência que oferece lanches e cafezinho para os frequentadores que vão contemplar o espaço das lendas.

A presidente da Fundação Casa de Cultura de Marabá, Vanda Américo, destaca o funcionamento do museu.

O prédio do Museu Francisco Coelho, em Marabá, possibilita também o acesso de cadeirantes para o segundo andar, além de etiquetas informativas em braile.

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo