Museu Francisco Coelho, em Marabá, inaugura sala de lendas amazônicas
O Museu Francisco Coelho, em Marabá, é o novo local de reconhecimento da cultura paraense. A Sala das Lendas conta ilustrações interativas e importantes personagens, que fazem parte das fábulas amazônicas como, por exemplo, o boto, a mulher de branco, a Matinta Pereira – uma bruxa idosa que assombra as casas das pessoas durante a noite - , além do tradicional boi bumbá.
As lendas amazônicas são relevantes para manter as histórias da região, principalmente a mais importante de Marabá, a porca de bobes.
A presidente da Fundação Casa de Cultura de Marabá, Vanda Américo, dá mais detalhes da programação.
O Museu Francisco Coelho foi inaugurado no dia 7 de agosto do ano passado, onde funcionava a antiga Câmara Municipal de Marabá. Além da Sala das Lendas, a instituição também tem uma loja de produtos confeccionados com materiais regionais.
Outra novidade do espaço é o Café do seu Chico, um modelo de conveniência que oferece lanches e cafezinho para os frequentadores que vão contemplar o espaço das lendas.
A presidente da Fundação Casa de Cultura de Marabá, Vanda Américo, destaca o funcionamento do museu.
O prédio do Museu Francisco Coelho, em Marabá, possibilita também o acesso de cadeirantes para o segundo andar, além de etiquetas informativas em braile.