Cristo Redentor terá iluminação especial no Dia da Consciência Negra

Publicado em 20/11/2021 - 14:54 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Agência Brasil – Rio de Janeiro

O Dia da Consciência Negra no Rio de Janeiro conta com uma programação especial. Os eventos celebram a ancestralidade e homenageiam homens e mulheres negras que marcaram a história da cidade e a cultura do País.

Neste sábado, o Cristo Redentor ganha uma iluminação especial para marcar a data.// E logo mais, às quatro da tarde, o ator Amir Haddad e a companhia Tá na Rua apresentam um espetáculo sobre a Consciência Negra na Praça Cardeal Câmara, na Lapa.

Às sete da noite, o Planetário do Rio, que ontem completou 51 anos de história, recebe o Baile Charme do Disco Voador de Marechal Hermes. Já a Cidade das Artes promove um show da cantora Nilze Carvalho, a partir das 18 horas, e um concerto da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, às 19 horas, com todos os solistas negros.

E a Guarda Municipal do Rio de Janeiro vai reforçar o patrulhamento em diversos pontos da cidade, como no entorno do Monumento a Zumbi dos Palmares e no Cais do Valongo, importante espaço da cultura negra na cidade.

O comandante José Ricardo Soares, inspetor-geral da Guarda Municipal carioca explica que o Objetivo é impedir atos de vandalismo e também dar apoio às pessoas que realizam atividades culturais e homenagens no entorno dos monumentos que têm grande valor histórico e simbolismo no combate à discriminação.

Além do trabalho operacional, a Guarda Municipal promove diversas atividades culturais como rodas de capoeira e a exposição “Superando Barreiras”, na sede da instituição em São Cristóvão. A exposição homenageia duas personalidades do movimento negro no Brasil e no Rio de Janeiro: o marechal João Baptista de Mattos, que foi o primeiro homem negro a assumir a patente de marechal no país; e a desembargadora Ivone Ferreira Caetano, que foi a primeira juíza e desembargadora negra do Estado do Rio de Janeiro.

As atividades fazem parte da Agenda Novembro Negro Rio 2021, iniciativa promovida pela Prefeitura Carioca.

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

PEC dos Precatórios é promulgada pelo Congresso Nacional

A proposta aprovada possibilita a mudança no cálculo do teto de gastos e abre um espaço de R$ 106 bilhões no Orçamento da União. Parte dos recursos deverá custear o Auxílio Brasil. 

Baixar arquivo
Saúde

Butantan vai doar 400 mil vacinas de gripe para o Rio de Janeiro

A cidade está com imunização parada há seis dias, por falta de vacinas, e teve 21 mil casos da doença diagnosticados nas últimas três semanas.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer diz que três doses de vacina podem neutralizar variante Ômicron

Estudo preliminar mostrou que duas doses podem não ser suficientes para proteger as pessoas contra a infecção pela nova variante. Ainda assim, as empresas afirmam que duas aplicação são capazes de proteger contra casos graves da doença.

Baixar arquivo
Economia

CNA projeta crescimento de 2,4% no PIB da agropecuária em 2022

A safra 2021/2022 deve chegar a 289 milhões de toneladas, volume 14% maior que a anterior; foram produzidas na safra 2020/2021 252 toneladas de grãos. 

Baixar arquivo
Saúde

Consórcio Nordeste pede cancelamento de festas de Ano Novo e carnaval

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu uma recomendação para que os estados não realizem as festas de Réveillon e o carnaval, uma vez que colocar milhões de pessoas nas ruas, em aglomerações, é assumir um risco.

Baixar arquivo
Internacional

Olaf Scholz é eleito novo chanceler da Alemanha

Aos 63 anos, o ex-ministro das Finanças de Angela Merkel se torna o nono chanceler da Alemanha no pós-guerra. Ele venceu a votação secreta por 395 votos do 736 deputados do plenário.

Baixar arquivo