Dia do músico: deficiência não é barreira para a arte

Publicado em 22/11/2021 - 08:00 Por Victor Ribeiro* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O compositor alemão Ludwig van Beethoven, que teve deficiência auditiva, disse uma vez que “a música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos”. Esta segunda-feira é o Dia Internacional do Músico. E nós vamos contar que, mesmo quando uma deficiência afeta a vida dos sentidos, ainda é possível juntar tudo com vida do espírito e fazer música.

A banda maranhense de reggae Tribo de Jah está na estrada há 35 anos e inicialmente era formada por cinco pessoas com deficiência visual. O guitarrista Neto Enes começou na música antes disso. Ele tem 41 anos de carreira e lembra que, aos 17 anos, a primeira experiência na música foi quase traumática, por causa do preconceito.

O vocalista Fauzi Beydoun não tem deficiência. Ele entrou na Tribo de Jah nos anos 90 e conta como foi a adaptação ao grupo.

A dupla de música pop 2RD foi formada em 2003 por Dan Oliva e Guido Bertoni, que se conheceu na equipe de basquete sobre rodas do Santos, em São Paulo.

Guido afirmou que eles levam a mensagem de que a música não tem forma e pode ser feita e curtida por todos.

O Dia Internacional do Músico é comemorado em 22 de novembro, porque é também o dia de Santa Cecília. Em 1594, a Igreja Católica escolheu a santa para ser a padroeira dos artistas de música sacra. Isso porque, segundo a crença, Santa Cecília cantou para Deus enquanto morria. Aqui no Brasil, a data também marca o Dia da Música.

Com produção de Michelle Moreira, da Rádio Nacional

 

Edição: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Política

PEC dos Precatórios é promulgada pelo Congresso Nacional

A proposta aprovada possibilita a mudança no cálculo do teto de gastos e abre um espaço de R$ 106 bilhões no Orçamento da União. Parte dos recursos deverá custear o Auxílio Brasil. 

Baixar arquivo
Saúde

Butantan vai doar 400 mil vacinas de gripe para o Rio de Janeiro

A cidade está com imunização parada há seis dias, por falta de vacinas, e teve 21 mil casos da doença diagnosticados nas últimas três semanas.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer diz que três doses de vacina podem neutralizar variante Ômicron

Estudo preliminar mostrou que duas doses podem não ser suficientes para proteger as pessoas contra a infecção pela nova variante. Ainda assim, as empresas afirmam que duas aplicação são capazes de proteger contra casos graves da doença.

Baixar arquivo
Economia

CNA projeta crescimento de 2,4% no PIB da agropecuária em 2022

A safra 2021/2022 deve chegar a 289 milhões de toneladas, volume 14% maior que a anterior; foram produzidas na safra 2020/2021 252 toneladas de grãos. 

Baixar arquivo
Saúde

Consórcio Nordeste pede cancelamento de festas de Ano Novo e carnaval

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu uma recomendação para que os estados não realizem as festas de Réveillon e o carnaval, uma vez que colocar milhões de pessoas nas ruas, em aglomerações, é assumir um risco.

Baixar arquivo
Internacional

Olaf Scholz é eleito novo chanceler da Alemanha

Aos 63 anos, o ex-ministro das Finanças de Angela Merkel se torna o nono chanceler da Alemanha no pós-guerra. Ele venceu a votação secreta por 395 votos do 736 deputados do plenário.

Baixar arquivo