No Rio, celebrações do Dia da Consciência Negra seguem neste domingo

Publicado em 20/11/2021 - 16:36 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O tradicional ato de comemoração do Dia da Consciência Negra em frente ao monumento de Zumbi dos Palmares, foi celebrado na manhã deste sábado, no centro da cidade do Rio de Janeiro.

A manifestação começou logo cedo, com uma roda de capoeira.  Entre discursos e aplausos, o momento era de resistência contra o racismo, mas também de celebração pela conquista de direitos, e à vida de dois importante nomes da história, Zumbi dos Palmares e Dandara, mulher negra, que também teve papel fundamental na construção e comando do quilombo dos Palmares.

O presidente do Conselho Estadual de Direitos do Negro, Luiz Eduardo de Oliveira, conhecido como Negrogun, lembra que, em 2021, completam-se 50 anos desde a primeira comemoração da Consciência Negra no país. Ele ressalta que houve avanços, mas muito ainda precisa ser feito.

É o que também avalia Ivanir dos Santos, que é babalaô, pós-doutor em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, conselheiro estratégico do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas e interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, que destaca conquistas importantes como o direito as cotas

Como forma de chamar a atenção para a importância do tema, a cidade do Rio de Janeiro faz uma extensa programação para marcar o mês da Consciência Negra. E neste domingo tem a apresentação, a partir das nove horas da manhã, do grupo Ofarerê, na Praia dos Amores, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio.

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

PEC dos Precatórios é promulgada pelo Congresso Nacional

A proposta aprovada possibilita a mudança no cálculo do teto de gastos e abre um espaço de R$ 106 bilhões no Orçamento da União. Parte dos recursos deverá custear o Auxílio Brasil. 

Baixar arquivo
Saúde

Butantan vai doar 400 mil vacinas de gripe para o Rio de Janeiro

A cidade está com imunização parada há seis dias, por falta de vacinas, e teve 21 mil casos da doença diagnosticados nas últimas três semanas.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer diz que três doses de vacina podem neutralizar variante Ômicron

Estudo preliminar mostrou que duas doses podem não ser suficientes para proteger as pessoas contra a infecção pela nova variante. Ainda assim, as empresas afirmam que duas aplicação são capazes de proteger contra casos graves da doença.

Baixar arquivo
Economia

CNA projeta crescimento de 2,4% no PIB da agropecuária em 2022

A safra 2021/2022 deve chegar a 289 milhões de toneladas, volume 14% maior que a anterior; foram produzidas na safra 2020/2021 252 toneladas de grãos. 

Baixar arquivo
Saúde

Consórcio Nordeste pede cancelamento de festas de Ano Novo e carnaval

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu uma recomendação para que os estados não realizem as festas de Réveillon e o carnaval, uma vez que colocar milhões de pessoas nas ruas, em aglomerações, é assumir um risco.

Baixar arquivo
Internacional

Olaf Scholz é eleito novo chanceler da Alemanha

Aos 63 anos, o ex-ministro das Finanças de Angela Merkel se torna o nono chanceler da Alemanha no pós-guerra. Ele venceu a votação secreta por 395 votos do 736 deputados do plenário.

Baixar arquivo