No Rio, celebrações do Dia da Consciência Negra seguem neste domingo

Publicado em 20/11/2021 - 16:36 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O tradicional ato de comemoração do Dia da Consciência Negra em frente ao monumento de Zumbi dos Palmares, foi celebrado na manhã deste sábado, no centro da cidade do Rio de Janeiro.

A manifestação começou logo cedo, com uma roda de capoeira.  Entre discursos e aplausos, o momento era de resistência contra o racismo, mas também de celebração pela conquista de direitos, e à vida de dois importante nomes da história, Zumbi dos Palmares e Dandara, mulher negra, que também teve papel fundamental na construção e comando do quilombo dos Palmares.

O presidente do Conselho Estadual de Direitos do Negro, Luiz Eduardo de Oliveira, conhecido como Negrogun, lembra que, em 2021, completam-se 50 anos desde a primeira comemoração da Consciência Negra no país. Ele ressalta que houve avanços, mas muito ainda precisa ser feito.

É o que também avalia Ivanir dos Santos, que é babalaô, pós-doutor em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, conselheiro estratégico do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas e interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, que destaca conquistas importantes como o direito as cotas

Como forma de chamar a atenção para a importância do tema, a cidade do Rio de Janeiro faz uma extensa programação para marcar o mês da Consciência Negra. E neste domingo tem a apresentação, a partir das nove horas da manhã, do grupo Ofarerê, na Praia dos Amores, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio.

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo