No Dia do Samba, conheça a história e ícones do samba da Bahia

Publicado em 02/12/2021 - 13:00 Por Suzana Lima - Repórter da Rádio Educadora, para a Rádio Nacional - Salvador

Quando se fala em origem do samba, é difícil dizer qual uma data precisa. Foi uma mulher baiana, nascida em Santo Amaro, que levou o nosso jeito de fazer samba para o Rio de Janeiro: Hilária Batista de Almeida, a famosa Tia Ciata. Luan Sodré é professor da Universidade Estadual de Feira de Santana e músico. Ele fala sobre a importância de Tia Ciata para a difusão do samba da Bahia.

Luan Sodré diz que o samba é uma música diaspórica: ou seja, é o resultado de influências de povos africanos de diferentes regiões que vieram para o Brasil. Ele afirma na Bahia, internamente, este movimento também aconteceu e fez nascer as várias vertentes do samba.

Em 1931, nasce aqui em Salvador o cantor e compositor Walmir Lima. Com letras de samba inspiradas na Bahia e na gente que vive aqui, Walmir Lima conquistou a admiração e o respeito de cantores de todo o país.

Foi na década de 70 que ele ficou famoso, depois que Alcione gravou a música Ilha de maré. Walmir Lima diz que foi um dos momentos mais importantes da carreira.

E foi a partir desta música que Walmir Lima foi contratado para fazer shows nos Estados Unidos, na França e em outros países. A lista de composições de Walmir Lima inclui também a música Alerta geral, uma homenagem ao bloco de samba que levou o samba de rua para o trio elétrico.

Essa mistura rende boas parcerias. Tanto que Beth Carvalho gravou aqui em Salvador, na companhia de vários artistas baianos, o DVD Beth canta o samba da Bahia, em 2006. Junto com Armandinho e Macedo, interpretou O ouro e a madeira, de Ederaldo Gentil.

Ele, Batatinha, Edil Pacheco e Walmir Lima fazem parte da chamada geração de ouro do samba da Bahia. Walmir Lima acaba de completar 90 anos e diz que continua compondo.

Salve o Dia do Samba! Salve a música popular brasileira!

Edição: Nathália Mendes

Últimas notícias
Economia

C6 Bank, BMG e BTG Pactual são os bancos com mais reclamações, diz BC

Segundo o Banco Central, cobranças indevidas no cartão de crédito, problema com segurança e sigilo dos dados dos clientes ocupam o topo da lista no quesito de reclamações.

Baixar arquivo
Política

AGU cobra informações sobre vacinação infantil no país

Cobrança surge após caso da vacinação inadequada contra a Covid-19 feita em crianças de Lucena, na Paraíba. Na cidade, crianças receberam doses vencidas e de dosagem para adultos.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 1 milhão de pessoas são portadoras de vitiligo no Brasil

A doença não é contagiosa e é caracterizada pela perda de pigmentação da pele que provoca áreas brancas. Autoestima dos portadores ainda esbarra no preconceito que existe na população.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Militar ocupa a comunidade do Jacarezinho no Rio de Janeiro

No dia seguinte ao início da Operação Cidade Integrada, 250 policiais militares seguem ocupando o local com o objetivo de reestruturar a segurança pública da área. Organizações criticam falta de transparência no programa.

Baixar arquivo
Economia

Consumidor que economizou 10% de energia terá desconto na conta de luz

O consumidor que economizou, pelo menos, 10% de energia elétrica nos últimos quatro meses de 2021 vai receber desconto na conta de luz de janeiro.

Baixar arquivo
Cultura

Rio de Janeiro celebra Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade

Segundo historiadores, Sebastião foi um soldado romano, martirizados por sua fé em Jesus. Nas religiões de matriz africana, no Rio, ele é sincretizado no Orixá Oxóssi, senhor da caça e da fartura.

Baixar arquivo