Mercado editorial cresce 30% em 2021

Publicado em 25/01/2022 - 15:09 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A pandemia de covid-19 provocou crise em vários setores. Mas, para o mercado de livros, a situação até melhorou. E as editoras estão comemorando o desempenho registrado em 2021. O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) confirmou esses dados a partir da pesquisa feita pela Nielsen BookScan.

Entre os dias 6 de dezembro de 2021 e 2 de janeiro deste ano, foram vendidos 5,4 milhões de livros, quase 5% a mais do que no mesmo período de 2020. E o faturamento cresceu ainda mais, se aproximando dos 15%.

Já durante todo 2021 houve crescimento de quase 30% em relação ao ano anterior, tanto no que se refere ao número de livros vendidos – 55 milhões – quanto ao faturamento. Para o presidente do SNEL, Dante Cid, ficou demonstrado que o hábito da leitura permaneceu durante a pandemia.

Os escritores notaram essa melhora, como relata o jornalista Guilherme Giugliani, paulista radicado em Porto Alegre, que iniciou a carreira de escritor em 2015. Premiado em concursos literários no Brasil e em Portugal, lançou na virada de 2020 para 2021 seu terceiro livro: “Nossos sonhos são os mesmos”. Ele temia divulgar a obra durante a pandemia, mas a editora apostou e deu certo.

Outro ponto apresentado pela pesquisa foi o crescimento de quase 10% na quantidade de ISBN, sigla usada para numerar novos títulos de livros, artigos e apostilas. No ano passado, foram catalogados cerca de 400 mil lançamentos.

 

Edição: Leila Santos / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo