Rio e São Paulo adiam desfile de carnaval para feriado de Tiradentes

Publicado em 22/01/2022 - 15:47 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O carnaval nos sambódromos das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo só vai acontecer no fim de semana do feriado de Tiradentes, em 21 de abril. A decisão de adiar os desfiles das escolas de samba de fevereiro para abril foi tomada pelos prefeitos do Rio, Eduardo Paes e de São Paulo, Ricardo Nunes, em reunião virtual nessa sexta-feira.

Os prefeitos seguiram orientação das secretarias de saúde das duas cidades, motivada pela explosão de casos da covid-19 causados pela variante Ômicron.

A nota conjunta divulgada pelas duas prefeituras diz que a decisão foi tomada em respeito ao atual quadro da pandemia de covid-19 no Brasil e à necessidade, neste momento, é preservar vidas e somar forças para impulsionar a vacinação em todo o território nacional.

O prefeito do Rio se mostrou otimista, dizendo acreditar que o ciclo de contaminação da variante Ômicrom deve começar a diminuir durante o mês de fevereiro, mas que a realização do carnaval ficaria muito próxima.

Já o prefeito de São Paulo enfatizou a importância da vacina para conter as mortes e o avanço de casos de covid-19. E, segundo Ricardo Nunes, neste momento é preciso seguir a orientação da ciência.

Em nota divulgada após a decisão, a Liesa, Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro diz que o adiamento era um dos cenários previstos e que, com a proximidade do evento, foi mais prudente adiar a festa, situação alinhada com as autoridades sanitárias estaduais e municipais.

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo disse em nota que reafirma o compromisso com as autoridades no combate à pandemia, acatando a decisão, que vai priorizar o coletivo.

As duas cidades já haviam anunciado o cancelamento dos desfiles de blocos de rua.

Edição: Rimack Souto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Gymnasiade: Brasil fica na vice-liderança no quadro geral de medalhas

Foram 45 ouros, 45 pratas e 36 bronzes, num total de 126 medalhas. O título ficou com os franceses, que subiram ao pódio 130 vezes, em 51 delas para receber a medalha de ouro.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: saiba o que é a varíola dos macacos

Casos de varíola dos macacos em humanos estão surgindo mundo afora. No Entrevista É Nacional, o médico infectologista José Davi Urbaéz esclarece que a diferença entre a varíola dos macacos e a varíola humana é a gravidade.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores desenvolvem queijo para doença crônica no intestino

Um queijo com probiótico capaz de melhorar a qualidade de vida de quem tem uma doença crônica no intestino é a nova descoberta de pesquisadores da UFMG.

Baixar arquivo
Geral

Senacon suspende venda de marca de carregador portátil sem homologação

A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) suspendeu, nesta segunda-feira, a venda do carregador portátil Powerbank XChange, da marca TecToy.

Baixar arquivo
Geral

Ouvidorias organizam maratona para defesa dos direitos dos usuários

Junho é o mês da segunda edição da Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos, promovida pela Rede Nacional de Ouvidorias.

Baixar arquivo
Internacional

Fórum Econômico Mundial: Zelensky defende mais sanções contra a Rússia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta segunda-feira que a invasão russa no país é um precedente histórico

Baixar arquivo