14% da população brasileira vive em desertos de notícias

São mais de 2.900 cidades sem veículos locais de informação

Publicado em 23/02/2022 - 13:00 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Estima-se que quase 14% da população brasileira vive em cidades sem jornalismo local, são os chamados desertos de notícias. A pesquisa Atlas da Notícia de 2021 identificou que 5 em cada 10 municípios estão nessa condição. São mais de 2.900 cidades, onde vivem mais de 29 milhões de pessoas, em que não foram encontrados veículos de imprensa local.  

A região norte tem a maior quantidade de desertos de notícias. No município de Feijó, no Acre, a quase 370 km da capital, o radialista Romennig Albuquerque decidiu lançar uma página de notícias em 2017.

A dificuldade de financiamentos e a falta de profissionais da área nos municípios mais afastados dos grandes centros são os obstáculos mais comuns encontrados para se fazer jornalismo em cidades pequenas

A pesquisadora responsável pelo levantamento dos veículos na região norte, Jéssica Botelho, destacou a importância do jornalismo local para as populações que vivem distante das grandes cidades.

O Atlas da Notícia é um levantamento realizado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (ProJor) em parceria com pesquisadores voluntários com objetivo de mapear o jornalismo local no Brasil.

Edição: Sheily Noleto / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Lançada a identidade nacional com todas as informações do cidadão

Lançada pelo governo federal, a nova carteira de identidade vai reunir todas as informações do cidadão em um único documento. O modelo vai ser padronizado para todos os estados e o DF, usando o CPF como número de registro nacional.

Baixar arquivo
Economia

Programa Brasil Mais lança modalidades para micro e pequenas empresas

As micro, pequenas e médias empresas de todo o país vão contar com duas novas modalidades de atendimento do Programa Brasil Mais, do Ministério da Economia.

Baixar arquivo
Economia

Empreendedores aprovam nova versão do aplicativo de compras do governo

O aplicativo de compras públicas do governo federal recebeu nova versão em maio deste ano, e desde então mais de 100 mil empreendedores baixaram a ferramenta e se registraram para vender produtos ou serviços ao governo em processos que dispensam licitação.

Baixar arquivo
Cultura

Caprichoso vence o Festival Folclórico de Parintins de 2022

O bumbá venceu o Garantido e levou para o bumbódromo o tema “Amazônia, nossa luta em poesia”. Na arena, o azul e branco celebrou a arte do caboclo parantinense, que no contexto da temática transformou sonhos e lutas em poesia.

Baixar arquivo
Saúde

Rio libera vacina contra a gripe para todas as faixas etárias

A liberação das doses para todas as faixas foi anunciada pela prefeitura, que não seguirá mais o calendário por grupos prioritários.

Baixar arquivo
Economia

Caio Mário Paes de Andrade é o novo presidente da Petrobras

Indicado pelo governo federal, o novo comandante da estatal é formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista, possui pós-graduação em Administração e Gestão pela Universidade de Harvard e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Duke.

Baixar arquivo