Há cem anos, Casa Branca instalava equipamento de transmissão de rádio
O dia 8 de fevereiro de 1922 é um marco histórico da comunicação nos Estados Unidos. O então presidente Warren Harding instalou o primeiro equipamento para transmissão de rádio na Casa Branca. Naquela época, esse meio de comunicação era o que se tinha de mais moderno em termos de tecnologia para receber e transmitir informações com mais agilidade.
A Era de Ouro do Rádio nos Estados Unidos começou na década de 1920. Além das notícias e da programação cultural, o novo meio de comunicação teve um papel importante na política.
Em junho de 1922, Harding tornou-se o primeiro presidente norte-americano a ter sua voz transmitida pelo rádio. Na ocasião, o povo pôde ouvir de diferentes partes do país a cerimônia de inauguração do memorial em homenagem ao compositor Francis Scott Key, autor da letra do Hino dos Estados Unidos.
Em dezembro daquele ano, a população recebeu os cumprimentos de Natal do vice-presidente Calvin Coolidge pelas ondas do rádio. Naquela noite, assim como fez o povo americano, Coolidge sentou-se ao lado de um aparelho de rádio na companhia da esposa para acompanhar a mensagem que ele tinha gravado. O primeiro discurso presidencial dos Estados Unidos, a partir da Casa Branca, também ficou a cargo de Coolidge quando ele foi eleito presidente do país, em 1924.
No Brasil, o primeiro presidente a falar no rádio foi Epitácio Pessoa. Receptores instalados em Niterói, Petrópolis e São Paulo transmitiram o discurso de celebração do centenário da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro de 1922, na Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Messias Melo
Apresentação: Rimack Souto