História Hoje: Estação Ferroviária Leopoldina foi tombada há 31 anos

Estação de trem ficava na zona norte da capital fluminense

Publicado em 18/02/2022 - 10:48 Por Jéssica Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Estação Barão de Mauá, batizada em homenagem a Irineu Evangelista de Sousa, o pioneiro do transporte ferroviário no Brasil. Ou Estação Ferroviária Leopoldina, em homenagem à cidade mineira, que fica a cerca de 230 quilômetros do Rio de Janeiro. Dois nomes para a enorme estação de trem na zona norte da capital fluminense que foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural em 18 de fevereiro de 1991.

Inaugurada em novembro de 1926, a estação foi projetada pelo escocês Robert Prentice. A arquitetura foi inspirada na Estação Victoria, de Londres. Além da Estação Leopoldina, o arquiteto também foi responsável por outros grandes projetos no Rio de Janeiro, como a Central do Brasil e o edifício do Ministério das Relações Exteriores. Além disso, projetou a Estação Ferroviária Central de Córdoba, em Buenos Aires, na Argentina.

Os trens que partiam do Rio iam para o interior de Minas Gerais e para o Espírito Santo. A estação ficou sob a administração da empresa inglesa Estrada de Ferro Leopoldina e passou posteriormente para a rede ferroviária federal. Por mais de duas décadas, ficou a cargo do poder público e teve parte da estrutura privatizada em 1998.

Em 2004, a estação foi fechada. Sem os vagões a pleno vapor, a calçada do local virou ponto de ônibus. Uma lei de 2007 determinou que o Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, ficasse responsável por zelar pela guarda e conservação do imóvel.

Já um projeto de lei de 2010 sugeria que o local fosse transformado no Museu Ferroviário Barão de Mauá e incorporasse o Museu do Trem do Rio de Janeiro, mas foi arquivado em 2014.

Em 2018 foi assinado um acordo entre Ministério Público do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Transportes para converter o acervo que se encontra guardado no antigo edifício da estação em um arquivo digital.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Rádio Nacional/ Renata Batista

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo