logo Radioagência Nacional
Cultura

História Hoje: inauguração do Monumento a Washington completa 137 anos

Obelisco já foi o edifício mais alto do mundo
Baixar
Márcia Dias - Repórter da Rádio Nacional
21/02/2022 - 12:09
Brasília

Com quase 170 metros de altura, o Monumento a Washington, construído na capital dos Estados Unidos, era o edifício mais alto do mundo quando foi inaugurado em 21 de fevereiro de 1885.

O obelisco foi batizado com o sobrenome do primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington, em homenagem a sua liderança política e militar. A proposta de construir um monumento como este surgiu mais de cem anos antes, em 1783.

Um projeto apresentado no congresso americano sugeria a construção de uma estátua de George Washington em cima de um cavalo. Apesar de aprovado, o projeto não saiu do papel, mas em 1791 foi escolhido o local onde ele poderia ser erguido, bem no centro da cidade.

Em 1833, a Sociedade Nacional de Monumentos de Washington, uma organização privada, começou a arrecadar fundos e realizar um concurso para a construção do monumento. O vencedor foi Robert Mills, que é considerado um dos primeiros arquitetos profissionais nascidos nos Estados Unidos.

O projeto de Mills apresentava uma construção de 182 metros de altura, com 30 colunas de 30 metros cada.

Apesar de cara e audaciosa, a obra teve início em 1848. Mas, seis anos depois, com a falência da Sociedade Nacional de Monumentos de Washington, as obras foram paralisadas. O responsável pelo design, Robert Mills, morreu no ano seguinte, em 1855.

A obra ficou parada por mais de 20 anos. Só em 1876 o congresso americano aprovou uma resolução assumindo a responsabilidade de financiar o restante da construção.

O Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos ficou responsável por dar continuidade ao projeto. Para erguer os dois terços que faltavam, foi preciso buscar pedra em outros locais e isso causou uma varação de tons visíveis a olho nu.

O design também sofreu ajustes e a edificação ficou 12 metros menor que o plano inicial, agilizando o trabalho dos pedreiros. Para finalizar a obra, foi colocada uma peça de metal em formato de pirâmide, de 2,70m de altura no topo do obelisco. Ali estão escritas datas e nomes que marcaram a construção do Monumento a Washington.

Em 2011, um terremoto gerou pânico em visitantes que estavam no deck de observação do obelisco. A estrutura foi danificada e precisou passar por reformas até 2014. Entre 2016 e 2019, também passou por mais uma restauração para modernização dos elevadores.

História Hoje

Produção: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo.

x