Todas as capitais brasileiras, mais o Distrito Federal, cancelaram ou suspenderam as festas de carnaval deste ano por causa da pandemia de Covid-19. A decisão das prefeituras foi tomada depois que a variante ômicron elevou o número de casos e de mortes causadas pela doença em todo o país.
No Rio de Janeiro e em São Paulo, o carnaval de rua foi suspenso, enquanto o desfile das escolas de samba foi remarcado para o feriado de Tiradentes, em abril. Na maioria das capitais, como em Salvador e Recife, o carnaval está sendo cancelado pelo segundo ano consecutivo, sem qualquer definição sobre a realização das festas em outra data.
Com isso, muitos turistas de todo o país que estavam prontos para a folia precisaram mudar os planos em cima da hora. É o caso do servidor público Pedro Guimarães. Ele conta que já tinha comprado as passagens e reservado hospedagens.
Para Rita Fernandes, presidente da Sebastiana — que é a associação de blocos de rua da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro —, o cancelamento do carnaval foi um mal necessário por causa do cenário atual da pandemia. Ela ressaltou, no entanto, que a decisão vai afetar muitos trabalhadores e empresas que dependem economicamente da folia.
A presidente da Sebastiana também considerou injusta a suspensão dos blocos de rua, enquanto outros grandes eventos continuam sendo realizados em todo o país.
A única capital brasileira onde os blocos de carnaval vão poder ir às ruas é Belo Horizonte. A prefeitura da capital mineira afirma que os blocos são manifestações culturais espontâneas — e que, portanto, não precisam de autorização prévia para serem realizados.
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil Brasília, 02/02/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (c) reunido com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (d), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (e)
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília - Índios Munduruku fazem manifestação, em frente ao Ministério da Justiça, pela demarcação da terra indígena Sawre Muybu, no Pará.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Chuva no Plano Piloto em Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 08/03/2024 - Foto feita em 01/11/2019 - Pedágio na linha amarela administrada pela empresa Lamsa desde 1997.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![pintodamadrugada/Instagram Brasília (DF) 03/02/2025 -ECarnaval: Pinto da Madrugada prepara folia nas ruas de Maceió
Maior bloco de rua de Alagoas é inspirado no Galo da Madrugada
Foto: pintodamadrugada/Instagram](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Polícia Federal/divulgação PF, ICMBio, MTE e MPT combatem garimpo ilegal e trabalho análogo à escravidão no AM
Setenta trabalhadores em condições análogas à escravidão foram encontrados no garimpo ilegal. Foto: Polícia Federal/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)