A liga que representa 11 blocos tradicionais cariocas anunciou que essas agremiações não deverão participar do carnaval fora de época, organizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro para o mês de abril. A informação foi divulgada pela direção da Sebastiana, Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul e centro da cidade, que tem entre seus filiados pesos pesados como os blocos ”Carmelitas”, ”Escravos da Mauá”, ”Gigantes da Lira”, ”Simpatia é Quase Amor” e ”Suvaco do Cristo”.
De acordo com a presidente da liga, Rita Fernandes, o cancelamento do carnaval de fevereiro influenciou nesta decisão, principalmente por não concordar com o formato da festa.
Rita Fernandes defende que, sem critérios claros sobre quem poderá ou não desfilar, os blocos devem se preparar para o carnaval do ano que vem.
Diante do quadro ainda preocupante da pandemia de Covid, o Carnaval oficial do Rio foi adiado e deverá acontecer entre 20 e 23 de abril, durante o feriado de Tiradentes, com desfile das escolas de samba do grupo especial no Sambódromo nos 2 últimos dias.