Começa nesta quinta-feira, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio, a maior retrospectiva cinematográfica já feita sobre o tema: Modernismo no Cinema Brasileiro. A mostra "Ecos 22” reúne cerca de 50 filmes entre longas, médias e curtas-metragens, produzidos entre 1922 e 2021, com 54 sessões presenciais. O público também poderá participar de atividades paralelas, incluindo debates, palestras e apresentações musicais.
A programação, que se estenderá até o dia 11 de abril, integra a série de homenagens ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. E leva ao público diferentes aspectos do movimento, a partir de uma abordagem cinematográfica.
De acordo com a curadora da Mostra, Aïcha Barat, embora o cinema não tenha feito parte da pauta da Semana de Arte Moderna, os ideais daquele momento de vanguarda influenciaram tudo o que se fez no cinema nacional depois dele.
As entradas custam R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia. Elas podem ser compradas na bilheteria do CCBB ou pelo site www.eventim.com.br.
A agenda completa pode ser consultada no site do CCBB.