História Hoje: há 99 anos morria Rui Barbosa

Publicado em 01/03/2022 - 09:00 Por José Carlos Andrade - Rede Nacional de Rádio - Brasília

Em 1º de março de 1923, morre aos 73 anos Rui Barbosa, advogado, jornalista e político brasileiro. Rui nasceu em Salvador em 5 de novembro de 1849. Com apenas cinco anos já era considerado um prodígio. Aprendeu, entre outras coisas, análise gramatical e a conjugar todos os verbos regulares.

Aos 11 anos, um professor do ginásio disse ao pai de Rui que já não tinha mais o que ensinar ao menino. Aos 21, se forma pela Faculdade de Direito de São Paulo e retorna à Bahia, acometido de incômodo cerebral. Inicia a carreira de jornalista no Diário da Bahia e mais tarde se casa com Maria Augusta.

Aos 28 anos é eleito deputado à Assembleia da Bahia. No ano seguinte, é eleito deputado à Assembleia da Corte.  Aos 32 anos, promove a reforma geral do ensino. Rui redige o primeiro decreto do governo provisório e é nomeado ministro da Fazenda no governo de Deodoro da Fonseca. Em 1894 é candidato a presidente e obtém o quarto lugar.

É um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, que recebe de Joaquim Nabuco a seguinte citação: “Rui Barbosa é hoje a mais poderosa máquina cerebral do nosso país”.

Em 1905 se candidata a presidente, mas retira a candidatura para apoiar Afonso Pena. Em 1907, na Conferência de Haia, na Holanda, se consagra mundialmente. Defende o fim de discussões políticas na Conferência da Paz. O representante russo é surpreendido com uma réplica de Rui, improvisada em francês, que tornaria o delegado do Brasil uma das figuras mais respeitadas da conferência. Fica conhecido como águia de Haia.

Em 1913, nova candidatura à presidência. É derrotado por Venceslau Brás. Em 1919 concorre pela quarta e última vez à presidência, novamente contra a sua vontade. Perde para Epitácio Pessoa. Em 1923, sofre uma paralisia e morre em Petrópolis.

Ele adquiriu amor pelos livros desde criança. Sua coleção, iniciada ainda nos tempos de estudante, é composta de 37 mil volumes e está aberta ao público na Casa Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. A biblioteca da casa era o refúgio predileto de Rui.

História Hoje

Locução: José Carlos Andrade

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Rede Nacional de Rádio/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo