Mercado editorial brasileiro registra crescimento de quase 30% em 2021

Publicado em 17/03/2022 - 21:56 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em 2021, o mercado editorial brasileiro registrou um crescimento de quase 30%, tanto em volume quanto em faturamento, no comparativo com o ano anterior, 2020.

Segundo o Sindicato Nacional dos Editores de Livros, foram vendidos cerca de 55 milhões de livros no ano passado. Dante Cid, presidente da entidade, avalia que os números positivos podem ser atribuídos ao aumento do hábito de leitura na pandemia.

O aumento foi registrado em quase todos os segmentos, com exceção dos livros didáticos, impactados pelo fechamento das escolas.

A servidora pública Juliana Moreira é leitora antiga, participa de clubes de leitura e decidiu criar um perfil nas redes para incentivar novos leitores.

De acordo com o Sindicato dos Editores de Livros, o mercado tem um desafio importante em 2022, com o aumento do preço do papel. O setor tem trabalhado para evitar que essa inflação chegue ao consumidor final.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Chuvas atingem regiões Norte e Nordeste neste fim de semana

Neste fim de semana, a umidade relativa do ar continua alta em quase todo o país. Para a semana que vem, estão previstas chuvas na Região Sul, mas não há previsão de geada intensa nem queda de temperatura para os próximos dias.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde diz que Brasil está preparado para enfrentar varíola dos macacos

Marcelo Queiroga disse que o Brasil está preparado para enfrentar a varíola do macacos, chamada de Monkeypox. A estratégia, segundo o ministro, é fortalecer o sistema SUS e monitorar as fronteiras.

Baixar arquivo
Saúde

Ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde toma posse na Anvisa

O novo diretor da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Daniel Meirelles Fernandes Pereira, tomou posse nesta sexta-feira.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: o Sistema de Radiodifusão Educativa

Os anos 1980 podem ser considerados a “Era de Ouro das rádios educativas”. Nessa época, a ideia de construção de uma rede de emissoras de caráter cultural e educativo foi materializada com a criação, em 1983, do SINRED, o Sistema Nacional de Radiodifusão Educativa.

Baixar arquivo
Cultura

Eduardo Giannetti é o novo imortal da Academia Brasileira de Letras

O escritor, professor e economista Eduardo Giannetti tomou posse nesta sexta-feira como o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras. Giannetti ocupa a Cadeira 2, sucedendo ao filósofo e professor Tarcísio Padilha, que faleceu no ano passado.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio mantém prisão de filha acusada de aplicar golpe na mãe

A Justiça do Rio manteve a prisão temporária da atriz Sabine Boghici, acusada de aplicar um golpe milionário na mãe de 82 anos, viúva do colecionador de arte Jean Boghici.

Baixar arquivo