Rio de Janeiro completa 457 anos neste 1º de março

Publicado em 01/03/2022 - 15:17 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As comemorações pelos 457 anos do Rio de Janeiro foram abertas logo cedo, nesta terça-feira (01), primeiro março, no principal cartão postal da Cidade considerada maravilhosa. Cerca de 80 pessoas, entre autoridades e representantes de setores como hotéis, bares, restaurantes e turístico participaram no Cristo Redentor de um  café da manhã e missa celebrada pelo Cardeal Arcebispo dom Orani Tempesta.

A festa também teve bolo, cortado de forma simbólica pelo prefeito Eduardo Paes, que parabenizou a cidade.

Durante o evento, o prefeito recebeu três presente simbólicos. Duas crianças deram uma caixa com terra do solo carioca a Eduardo Paes (PSD); um jovem ofereceu a ele uma orquídea, representando a beleza do Rio, e uma idosa entregou uma imagem de São Sebastião, padroeiro da cidade.

Nas redes sociais, Paes postou uma mensagem pedindo ao governo do estado e à presidência da Assembleia Legislativa um presente para a população carioca: ele quer derrubar o prédio anexo da Alerj, que fica na Praça Quinze, uma área que abriga importantes monumentos históricos, na região central da cidade.

Ainda de acordo com o Prefeito, o anexo da Alerj é um "trambolho", que enfeia essa  parte do Rio. E enumerou patrimônios importantes da Praça Quinze, como o Paço imperial, o Chafariz do Mestre Valentim, o Palácio Tiradentes e as Estátuas do General Osório e de Dom João Sexto, esta última um presente do povo de Portugal à cidade por ocasião dos seus  400 anos de fundação.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo
Geral

Empresa eólica é condenada a pagar indenização a morador do RN

Empresa dona de parque eólico no interior do Rio Grande do Norte é condenada a pagar indenização de R$ 50 mil por danos morais para um morador da região de Serra de Santana, a cerca de 200 km da capital do Estado, Natal.

Baixar arquivo
Educação

Brasil ganha Mundial de Robótica em Houston, nos Estados Unidos

O primeiro lugar na categoria de 9 a 16 anos foi conquistado pela equipe Los Atômicos, de Araras (SP). A segunda colocação ficou com outra equipe do interior paulista, de Santa Cruz do Rio Pardo.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta o número de casos de bronquiolite no Rio de Janeiro

A bronquiolite é uma condição clínica causada pela inflamação dos bronquíolos e das vias aéreas inferiores que levam oxigênio para os pulmões.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Acampamento Terra Livre completa 20 anos e exige demarcação de terras

O foco da programação deste ano é a reafirmação da luta indígena contra a lei do marco temporal. Além disso, há uma crítica quanto à demora na demarcação de novas terras. A expectativa era que o governo demarcasse 14 áreas, nos primeiros 100 dias de gestão. Mas, em um ano e quatro meses, foram apenas dez.

Baixar arquivo