Corpo de Lygia Fagundes Telles é cremado em São Paulo

Publicado em 04/04/2022 - 21:42 Por Eliane Gonçalves, da Rádio Nacional - São Paulo

O corpo de Lygia Fagundes Telles foi cremado no cemitério da Vila Alpina, em São Paulo, nessa segunda-feira em uma cerimônia restrita a familiares e amigos da escritora. Lygia foi a terceira mulher a assumir uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.

Publicou o primeiro livro em 1938, quando tinha apenas 15 anos. Mas foi a partir dos anos de 1970 que suas obras ganharam repercussão. Ao todo, são 18 livros de contos e 4 romances. Ciranda de Pedra, As meninas, e Horas Nuas são algumas de suas obras mais importantes.

Conhecida como a "Dama da Literatura Brasileira", teve o trabalho reconhecido no Brasil e no mundo. Venceu o prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira, quatro vezes. Em 2005, ganhou o Camões, o mais importante da língua portuguesa, e em 2016 foi indicada ao Nobel de literatura.

Se dizia feminista antes de conhecer o termo e foi uma das autoras do "Manifesto dos Intelectuais" contra a censura durante a ditadura militar. Amiga de Clarice Lispector, confidente de Hilda Hilst e no documentário Narrarte, dirigido por seu filho Goffredo Telles Neto, citou o colega Guimarães Rosa

Os leitores e admiradores de Lygia Fagundes Telles puderam prestar a última homenagem à escritora no velório que aconteceu nesse domingo,  na Academia Paulista de Letras, e que foi aberto ao público.

Edição: Roberto Piza (Rádio Nacional) e Luiz Claudio (web)

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo