Em todo o Japão e em templos budistas pelo mundo, 8 de abril é dia de celebrar com muita festa o nascimento de Sidartha Gautama, o fundador do budismo. Nesta data, acontece o Hanamatsuri. Hana significa flor e Matsuri, festival, assim a celebração é conhecida em português como o Festival das Flores.
O príncipe Sidartha Gautama nasceu em Lumbini, região que pertencia ao território indiano e hoje faz parte do Nepal. Antes de completar 30 anos, decidiu abandonar a vida na realeza, raspou a cabeça, vestiu-se com roupas simples e se tornou um peregrino em busca da espiritualidade. Os ensinamentos de Sidarta deram origem ao budismo e fizeram dele o primeiro Buda, que em hindu quer dizer “Iluminado”.
O Hanamatsuri exalta o Pequeno Buda. Durante as festividades, uma imagem dele bebê é colocada em um altar cheio de flores, chamado de Hanamidô. Essas flores representam o jardim onde Buda nasceu. A imagem também é banhada com chá doce que, de acordo com a tradição, simboliza uma chuva de néctar que teria caído no dia do nascimento. Durante as celebrações, as pessoas derramam três conchas sobre a imagem e fazem seus pedidos. Em alguns lugares, essa é uma oportunidade de apresentar Buda às crianças.
Há mais uma figura presente nas comemorações: um elefante branco. Diz a lenda que a Rainha Maya, mãe de Sidarta, tinha dificuldade para engravidar. E, quando foi visitada pelo animal em um sonho, finalmente concebeu aquele que viria a ser o primeiro Buda.
No Brasil, o festival é comemorado no Bairro da Liberdade, em São Paulo, desde 1966, e faz parte do calendário oficial da cidade.
Mesmo com tantas comemorações, não é feriado nem aqui nem no Japão.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Messias Melo