Hoje é Dia Internacional do Jazz, som que honra a ancestralidade negra

A data, instituída pela Unesco, homenageia o músico Herbie Hancock

Publicado em 30/04/2022 - 07:00 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Foi ao som do jazz que Aretha Franklin e tantos outros negros e negras pediram respeito. Neste sábado, 30 de abril, é comemorado o Dia Internacional do Jazz. É uma data instituída pela Unesco há dez anos, em homenagem a outro grande nome da música negra, o pianista e embaixador da boa vontade Herbie Hancock.

O nosso colega Sidney Ferreira, apresentador do programa “Jazz Livre”, da Rádio MEC FM, comentou que o jazz surgiu exatamente para honrar a ancestralidade e lutar pelos direitos civis dos afro-americanos.

O jazz surgiu no fim do século 19, em Nova Orleans, nos Estados Unidos. E só foi reconhecido como música em 1915, já no século 20. A palavra “jazz” provavelmente surgiu nas ruas, como uma gíria.

O som é marcado pela criatividade e improvisação, a partir da fusão de diferentes ritmos. E deu origem ao rock’n roll e à bossa nova. Entre os grandes nomes do jazz estão Miles Davis, Chet Baker, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Nina Simone, John Coltrane e Louis Armstrong.

O apresentador Sidney Ferreira destaca a influência do jazz na música brasileira por meio do samba, jongo e a bossa nova.

Uma boa forma de conhecer o jazz é assistir aos festivais, cada vez mais populares no Brasil. Muitos têm entrada gratuita e são promovidos por escolas e músicos. Um dos maiores festivais gratuitos da América Latina ocorre no litoral fluminense. É o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, que este ano será de 16 a 19 de junho.

*Com produção de Daniel Lima

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

Semana na Câmara terá discussão da PEC que aumenta Auxílio Brasil

Expectativa é que os deputados analisem a PEC que prevê o aumento do Auxílio Brasil, cria o voucher caminhoneiro,um auxílio a taxistas e amplia valor do auxílio gás.

Baixar arquivo
Saúde

DF tem primeiro caso confirmado da varíola dos macacos

Paciente, que não teve a identidade revelada, é um homem na faixa etária de 30 a 39 anos, com histórico de viagem para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Alagoas: já são 50 cidades em situação de emergência devido às chuvas

De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil, há 40 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, que estão sendo levadas para escolas, ginásios e prédios públicos. 

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: os programas femininos

Com a popularização do rádio nos anos 30, as emissoras precisavam apresentar uma programação mais elaborada e atraente. Surgiram, então, os programas segmentados e, entre eles, os que eram dedicados ao público mais ativo e fiel do rádio, o feminino.

Baixar arquivo
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo