História Hoje: há 40 anos, Sophia Loren era presa por evasão fiscal

Atriz tinha conhecimento da sentença há dois anos

Publicado em 19/05/2022 - 10:03 Por Sheily Noleto - Repórter da Rede Nacional de Rádio - Brasília

A lenda do cinema hollywoodiano Sophia Loren foi presa, em 19 de maio de 1982, por evasão fiscal. A atriz de origem italiana havia acabado de desembarcar de um avião no aeroporto de Roma, na Itália. Aos 47 anos, Sophia Loren foi condenada a 30 dias de reclusão por ter deixado de pagar 180 mil dólares de impostos na década de 1960.

A atriz tinha conhecimento da sentença há dois anos. Enquanto o processo andava, viveu na Suíça e nos Estados Unidos até que decidiu voltar ao seu país e cumprir a pena. Sophia Loren foi encaminhada para uma prisão feminina, em Caserta, a aproximadamente 30 quilômetros de sua cidade natal, Nápoles.

Durante o tempo em que esteve lá, a atriz ficou em uma cela privada com cama, televisão e banheiro. Do lado de fora, fãs faziam até serenata durante a noite.

Um acordo com a justiça italiana permitiu que a atriz saísse antes do fim da pena. A estrela de cinema deixou a prisão depois de 17 dias. Na saída, foi recepcionada por uma multidão de fãs e jornalistas. Em sua defesa, Sophia Loren afirmou que houve um erro por culpa do contador e que a decisão era injusta.

Enquanto estava presa, o então prefeito de Nova Iorque, Edward Koch, chegou a enviar um telegrama para o presidente italiano, Sandro Pertini, destacando que Loren era “uma atriz de grande talento” e pedindo clemência.

Na época em que foi presa, Sophia Loren estava se preparando para interpretar Tieta do Agreste, a personagem icônica do brasileiro Jorge Amado. Mas a produção foi cancelada porque o banco que financiaria o projeto faliu.

Em 2013, Sophia Loren conseguiu uma grande vitória. A Suprema Corte de Cassação de Roma declarou que a atriz era uma “contribuinte legal”.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Rede Nacional de Rádio/ Renata Batista

Últimas notícias
Política

Semana na Câmara terá discussão da PEC que aumenta Auxílio Brasil

Expectativa é que os deputados analisem a PEC que prevê o aumento do Auxílio Brasil, cria o voucher caminhoneiro,um auxílio a taxistas e amplia valor do auxílio gás.

Baixar arquivo
Saúde

DF tem primeiro caso confirmado da varíola dos macacos

Paciente, que não teve a identidade revelada, é um homem na faixa etária de 30 a 39 anos, com histórico de viagem para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Alagoas: já são 50 cidades em situação de emergência devido às chuvas

De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil, há 40 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, que estão sendo levadas para escolas, ginásios e prédios públicos. 

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: os programas femininos

Com a popularização do rádio nos anos 30, as emissoras precisavam apresentar uma programação mais elaborada e atraente. Surgiram, então, os programas segmentados e, entre eles, os que eram dedicados ao público mais ativo e fiel do rádio, o feminino.

Baixar arquivo
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo