Imprensa Nacional comemora 214 anos da instituição

Publicado em 13/05/2022 - 16:22 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Imprensa Nacional comemorou nesta sexta-feira os 214 anos da instituição. Uma história que vem desde a chegada da corte portuguesa ao Brasil em 1808.

Na cerimônia, foram entregues diplomas de reconhecimento a pessoas que apoiam a instituição, como os ministros Wagner Rosário, da CGU, e Celio Faria, da Secretaria de Governo.

O diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Glen Valente, também foi um dos homenageados.

O diretor-geral da Imprensa Nacional, Heldo Fernando de Souza, disse que a página do Diário Oficial da União recebe por ano mais de 18 milhões de acessos e o aplicativo cerca de 1,5 milhão. Segundo Heldo Fernando, o órgão procura se adaptar às novas tecnologias.

A Imprensa Nacional foi criada com o nome impressão régia, pelo príncipe regente Dom João em 13 de maio de 1808, no mesmo dia do aniversário dele. Primeiramente instalada no Rio de Janeiro, a Imprensa Nacional veio para Brasília com a construção da nova capital. E foi inaugurada por Juscelino Kubitschek no mesmo dia da cidade, em 21 de abril de 1960.

 

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Inmet emite alerta laranja de perigo para chuvas intensas

Aviso laranja de perigo pra chuvas intensas inclui ventos fortes, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e  descargas elétricas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

“Quem tem fome, tem urgência”, afirma Joenia Wapichana

Em entrevista, a presidente da Funai falou da distribuição de cestas de alimentos para povos indígenas e de kits de ferramentas, para o desenvolvimento da agricultura. Também destacou a importância da demarcação das terras indígenas e o acesso à documentação civil. 

Baixar arquivo
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo