Museu da Língua Portuguesa em SP tem programação especial nesta semana

Publicado em 20/05/2022 - 08:38 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Localizado em prédio histórico da Estação da Luz, no Centro de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa tem uma grande diferença em relação aos museus tradicionais: o acervo. No caso, uma língua muito mais viva do que pode supor qualquer regra de gramática.

O museu tem, nesta semana, uma programação especial sobre os 50 anos da Carta de Santiago. Em 1972, meses antes do golpe que implantou a ditadura de Augusto Pinochet no Chile, museólogos de todo o continente discutiram sobre o papel dos museus na América Latina. Nasceu aí o conceito de museu cidadão, com papel social e potencial transformador. Para Marília é isso o que determina a história a ser contada por cada instituição

História é a especialidade do Museu Histórico Nacional, criado em 1922. A estrela da programação nessa Semana Nacional dos Museus é o centenário da própria instituição que está abrigada na antiga Fortaleza de Santiago, construída em 1603, no centro do Rio de Janeiro.

Reunindo um acervo de mais de 300 mil itens entre objetos, documentos e livros, que contam parte da história do Brasil em um complexo arquitetônico de 20 mil metros quadrados, 9 mil deles abertos ao público.

Por enquanto, o Museu está sendo administrado por uma gestão interina, mas a museóloga Doris Couto, que foi convidada para dirigir a instituição acredita que os museus são espaço de construção coletiva da memória.

Doris acabou não aceitando o convite para chefiar o Museu Histórico Nacional, já que ela ficou em terceiro lugar no concurso de seleção, mas espera voltar a concorrer ao cargo no futuro.

Edição: Roberto Piza/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Política

Semana na Câmara terá discussão da PEC que aumenta Auxílio Brasil

Expectativa é que os deputados analisem a PEC que prevê o aumento do Auxílio Brasil, cria o voucher caminhoneiro,um auxílio a taxistas e amplia valor do auxílio gás.

Baixar arquivo
Saúde

DF tem primeiro caso confirmado da varíola dos macacos

Paciente, que não teve a identidade revelada, é um homem na faixa etária de 30 a 39 anos, com histórico de viagem para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Alagoas: já são 50 cidades em situação de emergência devido às chuvas

De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil, há 40 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, que estão sendo levadas para escolas, ginásios e prédios públicos. 

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: os programas femininos

Com a popularização do rádio nos anos 30, as emissoras precisavam apresentar uma programação mais elaborada e atraente. Surgiram, então, os programas segmentados e, entre eles, os que eram dedicados ao público mais ativo e fiel do rádio, o feminino.

Baixar arquivo
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo