"Pureza" retratra a história de luta contra o trabalho escravo no país

Publicado em 18/05/2022 - 19:06 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

No interior do Maranhão, a história real de uma mãe, que poderia representar o sentimento universal da maternidade, vai mais além e denuncia a situação do trabalho semelhante à escravidão. A atriz Dira Paes interpreta Dona Pureza, uma mulher sem notícias do filho que foi trabalhar em um garimpo na Amazônia. Ela decide partir em busca dele e, no caminho, testemunha um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais.

Dona Pureza recolhe provas dos crimes e suas denúncias levam à criação da primeira ação na história de combate ao trabalho análogo à escravidão em território brasileiro. Desde 1995, o grupo móvel já libertou mais 57 mil trabalhadores. Para o cineasta Renato Barbieri, a trajetória de dona pureza traz para o público um olhar para o Brasil profundo.

Em 1997, Pureza Lopes Loyola, que inspirou o filme, recebeu em Londres o prêmio anti-escravidão da mais antiga organização de combate a esse tipo de exploração no mundo. Esse tema vem se juntar à obra do diretor Renato Barbieri, que há quatro décadas traz para as telas filmes sobre a diáspora africana, as tradições quilombolas, entre outros.

"Pureza" entra em cartaz dia 19 de maio nos cinemas de todo o país. Antes disso, tem pré-estreia social na capital maranhense nesta quarta-feira, com a presença de Dona Pureza, que vai ver sua própria história transformada em filme.

*Com sonoplastia de Messias Melo
 

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Brasil confirma 106 casos de monkeypox, chamada de varíola dos macacos

 A maioria (75) foi registrada em São Paulo. Em seguida, está o Rio de Janeiro, com 20 casos. 

Baixar arquivo
Educação

Divulgada a lista de selecionados pelo Sisu para o segundo semestre

A divulgação foi informada pelo Ministério da Educação (MEC) na noite desta quarta-feira (6). O resultado pode ser acessado na página do Sisu.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova proposta que pode zerar o IPVA de motos 170 cilindradas

Pela proposta, a redução a zero do IPVA não é impositiva, mas serve como uma sinalização para estados e para o Distrito Federal. O texto segue para promulgação.

Baixar arquivo
Política

Pacheco lê requerimentos de abertura de quatro CPIs no Senado

O ato significa que as CPIs estão autorizadas a serem instaladas na casa parlamentar.

Baixar arquivo
Segurança

ANTT alerta que é golpe telefonema sobre renovação do RNTRC

O superintendente substituto de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas da ANTT, José Aires Amaral Filho, afirma que a agência reguladora não faz contato por telefone nem por WhatsApp.

Baixar arquivo
Segurança

Região metropolita do Rio registra 40 mortos e 75 feridos em roubos

A região metropolitana do Rio de Janeiro registrou 116 roubos ou tentativas de roubo no primeiro semestre do ano. De acordo com relatório divulgado pelo Instituto Fogo Cruzado, as ocorrências terminaram com ao menos 40 mortos e 75 feridos.

Baixar arquivo