No interior do Maranhão, a história real de uma mãe, que poderia representar o sentimento universal da maternidade, vai mais além e denuncia a situação do trabalho semelhante à escravidão. A atriz Dira Paes interpreta Dona Pureza, uma mulher sem notícias do filho que foi trabalhar em um garimpo na Amazônia. Ela decide partir em busca dele e, no caminho, testemunha um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais.
Dona Pureza recolhe provas dos crimes e suas denúncias levam à criação da primeira ação na história de combate ao trabalho análogo à escravidão em território brasileiro. Desde 1995, o grupo móvel já libertou mais 57 mil trabalhadores. Para o cineasta Renato Barbieri, a trajetória de dona pureza traz para o público um olhar para o Brasil profundo.
Em 1997, Pureza Lopes Loyola, que inspirou o filme, recebeu em Londres o prêmio anti-escravidão da mais antiga organização de combate a esse tipo de exploração no mundo. Esse tema vem se juntar à obra do diretor Renato Barbieri, que há quatro décadas traz para as telas filmes sobre a diáspora africana, as tradições quilombolas, entre outros.
"Pureza" entra em cartaz dia 19 de maio nos cinemas de todo o país. Antes disso, tem pré-estreia social na capital maranhense nesta quarta-feira, com a presença de Dona Pureza, que vai ver sua própria história transformada em filme.
*Com sonoplastia de Messias Melo
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 06/02/2025 – O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva durante evento de reabertura da emergência do Hospital de Bonsucesso, na zona norte do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Letycia Bond/Agência Brasil São Paulo (SP) 05/02/2025 - Moradores do Jardim Pantanal enfrentam crise após alagamentos .
Foto: Letycia Bond/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![PRF-Recife/Divulgação Brasília (DF) 05/02/2025 - Nesta quarta-feira (5) de chuvas intensas no Grande Recife, a região registrou diversas ocorrências de queda de árvores. Os incidentes não deixaram feridos, mas causaram transtornos para pedestres e motoristas de diferentes localidades. O primeiro registro foi feito por volta das 8h40, no quilômetro 24 da BR-232, em Moreno. A informação é da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que enviou equipes ao local e fez a retirada da árvore às 12h30.
Foto: PRF-Recife/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)