O compositor e radialista Ary Barroso nasceu na cidade de Ubá, Minas Gerais, no dia 7 de novembro de 1903. Ficou órfão muito cedo e, desde criança, teve o piano como companheiro. Tomava aulas com sua tia Ritinha com quem tocava nos cinemas de Ubá.
Composta em uma noite de tempestade, no ano de 1939, Aquarela do Brasil foi gravada pela primeira vez por Francisco Alves.
É uma das três músicas brasileiras mais executadas de todos os tempos e foi interpretada por nomes como Frank Sinatra, Tim Maia, Gal Costa, Erasmo Carlos e Elis Regina.
O radialista Ary Barroso começou sua carreira na Rádio Philips, em 1932, onde atuava como pianista, locutor, humorista, animador e locutor esportivo.
O flamenguista Ary Barroso passou também pelas rádios Mayrink Veiga, Kosmos, em São Paulo, onde criou o programa de calouro Hora H, pela Rádio Cruzeiro do Sul, no Rio de Janeiro, e pela Rádio Tupi, onde instituiu o gongo para eliminar os calouros.
Ary Barroso saiu de cena no domingo de carnaval de 1964 no exato momento em que a escola de samba Império serrano o homenageava com o enredo Aquarela do Brasil.
No dia de seu nascimento, 7 de novembro, também é celebrado o Dia do Radialista.
Cem anos em 100 programas
Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.
A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.