Cem anos do rádio no Brasil: Ary Barroso e a Aquarela do Brasil

Publicado em 20/06/2022 - 11:01 Por Rádio MEC - Rio de Janeiro

O compositor e radialista Ary Barroso nasceu na cidade de Ubá, Minas Gerais,  no dia 7 de novembro de 1903. Ficou órfão muito cedo e, desde criança, teve o piano como companheiro. Tomava aulas com sua tia Ritinha com quem tocava nos cinemas de Ubá. 

Composta em uma noite de tempestade, no ano de 1939, Aquarela do Brasil foi gravada pela primeira vez por Francisco Alves.

É uma das três músicas brasileiras mais executadas de todos os tempos e foi interpretada por nomes como Frank Sinatra, Tim Maia, Gal Costa, Erasmo Carlos e Elis Regina.

O radialista Ary Barroso começou sua carreira na Rádio Philips, em 1932, onde atuava como pianista, locutor, humorista, animador e locutor esportivo.

O flamenguista Ary Barroso passou também pelas rádios Mayrink Veiga, Kosmos, em São Paulo, onde criou o programa de calouro Hora H,  pela Rádio Cruzeiro do Sul, no Rio de Janeiro, e pela Rádio Tupi, onde instituiu o gongo para eliminar os calouros.

Ary Barroso saiu de cena no domingo de carnaval de 1964  no exato momento em que a escola de samba Império serrano o homenageava com o enredo Aquarela do Brasil.

No dia de seu nascimento, 7 de novembro, também é celebrado o Dia do Radialista.

Cem anos em 100 programas

100 anos rádio no Brasil
100 anos rádio no Brasil - Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

Edição: Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo