logo Radioagência Nacional
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: Roquette Pinto, o pai da radiodifusão

Baixar
Rádio MEC
03/06/2022 - 11:01
Brasília

Um cientista, intelectual, desbravador de caminhos: Edgar Roquette-Pinto, considerado o ‘pai da radiodifusão brasileira’, foi, sobretudo, um humanista. Um homem que acreditava nos brasileiros e no Brasil.

Formou-se em medicina em 1905, e, no ano seguinte, passou em um concurso para professor assistente de antropologia e etnografia no Museu Nacional.

Seu primeiro grande trabalho de pesquisa foi uma série de estudos sobre os Sambaquis – onde conchas, ossos e utensílios ajudavam a entender o comportamento do homem pré-histórico que habitou o litoral da América do Sul.

Em 1911, integra a missão Rondon, chefiada por Cândido Mariano da Silva Rondon. Um encontro que marcaria sua vida.

A experiência de Roquette na missão Rondon o fez afirmar sua crença no brasil e nos brasileiros. Dessa experiência nasce seu livro Rondônia. E também registros pioneiros em fotos e áudios dos indígenas no Brasil.

É o amor pelo Brasil e a certeza de que o povo brasileiro tinha uma enorme capacidade que explicam o fascínio de Roquette pelos meios de comunicação que se desenvolveram no século 20.

Em 1922, na exposição do Centenário da Independência, Roquette conhece o rádio e move seus pares da academia brasileira de ciências para uma ação que resultaria na primeira emissora de rádio oficial do Brasil.

Cem anos em 100 programas

100 anos rádio no Brasil
100 anos rádio no Brasil - Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

x