História Hoje: 29 de junho é comemorado o Dia do Papa

Publicado em 29/06/2022 - 09:42 Por José Carlos Andrade - Locutor da Rede Nacional de Rádio - Brasília

Vinte e nove de junho é conhecido como o Dia do Papa. Data em que a Igreja Católica celebra São Pedro, considerado pela tradição cristã como o primeiro pontífice. De lá pra cá, 266 homens assumiram a liderança dos católicos, contando com o Papa Francisco. Além disso, o papa é soberano do Estado do Vaticano. A sucessão ocorre em caso de morte ou renúncia.

Exercer o cargo depende do resultado do conclave, que reúne cardeais de todo o mundo. Esse processo eleitoral interno funciona como um retiro espiritual nas dependências do Vaticano. A tradição surgiu no século XIII. O caso mais antigo e conhecido é de quando a população da cidade italiana Viterbo manteve os cardeais confinados até elegerem o sucessor de Clemente IV.

Nas regras vigentes, cardeais com menos de 80 anos podem votar e também são automaticamente candidatos. A eleição ocorre na Capela Sistina duas vezes ao dia. As cédulas são queimadas após a contagem. É preciso alcançar dois terços de aprovação para ser eleito. E, quando isso acontece, uma fumaça branca é liberada pela chaminé da Capela para avisar que “Habemus Papam”.

O novo pontífice, geralmente, escolhe um nome em homenagem a apóstolos ou outras figuras importantes da Igreja Católica. A tradição ganhou força no século seis com o eleito Mercúrio, que considerou o nome pagão inadequado e trocou por João II.

E, historicamente, esse é o nome preferido dos eleitos. Em cerca de dois mil anos, 22 Papas fizeram a mesma escolha. Em segundo lugar, estão Gregório e Bento, usados 16 vezes.

Os papas eleitos eram de pelo menos 15 origens diferentes. A grande maioria da Itália. E, durante quase cinco séculos, apenas italianos ascenderam ao pontificado até a eleição do polonês Karol Wojtyła em 1978. Em 2013, o Papa Bento XVI tornou-se o primeiro a renunciar em seis séculos. E foi sucedido pelo primeiro latino-americano, o argentino Jorge Bergolio, que assumiu como Papa Francisco.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Pagamento de três benefícios sociais começa nesta terça-feira

Hoje é dia de pagamento de três benefícios de programas sociais do governo federal: Auxílio Brasil, auxílio gás e auxílio caminhoneiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta terça-feira (9)

Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, apresenta tempo encoberto, com chuvisco. A temperatura varia de 19 a 22º C e a umidade relativa do ar fica entre 60 a 100%.

Baixar arquivo
Geral

Sul: confira a previsão do tempo nesta terça-feira (9)

Florianópolis, em Santa Catarina, apresenta tempo encoberto com chuvisco. Os termômetros registram mínima de 17 e máxima de 20º C. A umidade do ar varia de 80 a 100%.

Baixar arquivo
Geral

Sudeste: confira a previsão do tempo nesta terça-feira (9)

Em Vitória, no Espírito Santo, tempo nublado nesta terça-feira (9) e temperatura variando de 18 a 28º C. A umidade do ar vai de 50 a 90%.

Baixar arquivo
Geral

Nordeste: confira a previsão do tempo nesta terça-feira (9)

Em Teresina, no Piauí, céu claro o dia todo e temperatura variando de 19 a 36º C. A umidade relativa do ar fica entre 30 e 90%.

Baixar arquivo
Geral

Norte: confira a previsão do tempo nesta terça-feira (9)

Em Manaus, no Amazonas, céu nublado pela manhã e claro à tarde. A temperatura mínima é de 25 e a máxima de 34º C. A umidade do ar vai de 30 a 80%.

Baixar arquivo