O jurista e escritor pernambucano José Paulo Cavalcanti Filho, de 73 anos, tomou posse nesta sexta-feira, na Academia Brasileira de Letras. A cerimônia aconteceu no Petit Trianon, o palacete no Centro do Rio, sede da ABL desde 1923.
Cavalcanti assume a Cadeira 39 da ABL, sucedendo ao ex-vice-presidente da República, o advogado e professor, também pernambucano, Marco Maciel, que morreu em junho do ano passado.
Eleito para integrar o seleto grupo de imortais, em novembro do ano passado, José Paulo Cavalcanti é advogado, romancista e pesquisador. Atualmente também ocupa a cadeira 27 da Academia Pernambucana de Letras.
Possui mais de 18 títulos publicados, tem livros publicados em 12 países, alguns deles premiados no Brasil e no exterior. É considerado um profundo conhecedor da obra do escritor português Fernando Pessoa, a quem dedicou uma de suas principais obras, chamada "Uma quase autobiografia", que lhe rendeu diversos prêmios, entre eles, o Jabuti e o da Bienal do Livro.
Chegando para a posse, José Paulo Cavalcanti Filho lembrou dos fundamentos da ABL.
Cavalcanti se formou pela Faculdade de Direito do Recife, em 1971. Foi secretário-geral do Ministério da Justiça e ministro interino da pasta no governo do ex-presidente José Sarney. Também teve passagens como presidente do Cade, Conselho Administrativo de Defesa Econômica; da EBN, atualmente EBC, Empresa Brasil de Comunicação, e do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional.
Hoje, José Paulo Cavalcanti Filho é consultor do Banco Mundial e da Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.





Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Escolha sua manifestação em apenas um clique.
Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.
Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.
Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.